Alimentos e receitas funcionais que ajudam a manter a dieta no inverno

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter

Saiba quais alimentos incluir no cardápio para driblar os banquetes calóricos típicos da época de frio e chegar no verão com corpo sequinho

Xícara de café está entre os alimentos aliados do emagrecimento no inverno (Foto: Thinkstock)

O inverno é uma época que muitas vezes conspira contra o regime. Além de acumularmos desculpas para trocar o cobertor pela academia, os meses mais frios parecem ativar a fome e a vontade por comidas mais calóricas. A nutricionista Gabriela França, da clínica Patrícia Davidson, explica o motivo: com o aumento do metabolismo para mantermos o corpo mais quente, nosso organismo acaba pedindo por mais energia para compensar a perda calórica.

No entanto, esse é justamente o fato pelo qual devemos investir na dieta no inverno, aproveitando que o corpo está queimando naturalmente mais calorias do que no verão. Uma das dicas preciosas para enganar a compulsão é se hidratar — não importa se no frio ou no calor. “Muitas vezes a sede pode ser confundida com fome ou vontade de comer, pois a região do cérebro que controla essas sensações são as mesmas”, explica Thalita Longo, nutricionista da Clínica Seven. A seguir, confira quatro dicas de alimentos para incluir na dieta na estação de frio e manter a dieta a mil.

1) Gengibre
Infusões e chás além de fazer o trabalho duplo de esquentar e hidratar, podem também acelerar o metabolismo quando feitos com ingredientes termogênicos. O queridinho é o gengibre que pode ser combinado com limão, para aumentar também a imunidade.

Ingredientes:
>> 500 ml de água quente
>> 2 colheres (sopa) de raiz de gengibre ralada
>> ½ limão com casca
Modo de fazer:
Aqueça a água e coloque o gengibre. Espere cinco minutos, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador e coe em seguida.

2) Abóbora, batata doce e beterraba
Quando a vontade por doce bate, Gabriela França recomenda driblar a compulsão com abóbora, batata doce ou beterraba assados. A razão: eles são naturalmente mais doces e as fibras de quebra ajudam a dar uma sensação de saciedade. Inclua um deles no almoço ou jantar, ou mesmo em cubinhos no lanche, para substituir o chocolate ou doce. Nos dias mais frios, troque a salada por uma sopa fit à base de abóbora e com gengibre. Thalita Longo entrega sua receita:

Ingredientes:
>> 1 col. (sopa) de óleo de coco
>> 1 cebola roxa picada
>> 4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços
>> 1 col. (chá) de raspas de gengibre
>> Sal a gosto
>> 1 litro de água
>> 1 pitada de pimenta do reino
>> Salsinha picada a gosto
Modo de fazer:
Em uma panela antiaderente, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora com um pouquinho de água. Adicione o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Sirva com a pimenta do reino e salsinha por cima.

3) Café + óleo de coco
A dupla faz um supertermogênico para queimar mais calorias naturalmente. Thalita recomenda fazer uma versão do bulletproof coffee usando os dois ingredientes, para tomar antes do treino.

Ingredientes:
>> 1 xícara de café expresso
>> 1 Col. de café de canela em pó
>> 1 Col. de café de óleo de coco
Modo de fazer:
Misture os dois ingredientes e consuma em seguida.

4) Castanhas
Elas são fonte de gordura boa – assim como amêndoas, abacate, coco, azeite e azeitonas – e quando consumidas moderadamente, são verdadeiras aliadas da dieta. A razão: elas aumentam a absorção de vitaminas A, D e E, fundamentais para regular os níveis de serotonina – substância essencial para o equilíbrio do humor e também da saciedade. O leite de amêndoas é a base de uma receita fit de chocolate quente funcional para esquentar nesse inverno – e de quebra adoçar o cardápio. Thalita Longo entrega a receita:

Ingredientes:
>> 1 xícara de leite de amêndoas
>> 30g de chocolate amargo (70% Cacau)
>> 1 col. sopa de cacau 100% em pó
>> 1 col. sopa de biomassa
>> 1 col. sopa de açúcar de coco
>> Canela em pó a gosto (opcional)
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma panela e leve ao fogo para engrossar, por mais ou menos 2 min. Se desejar, sirva com canela em pó por cima.

FONTE ORIGINAL DA MATÉRIA:
Marie Claire

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *