Beleza

‘Baking’: tudo sobre a técnica que vai transformar a sua maquiagem

A maquiadora Jana Marques revela os segredos para garantir iluminação e durabilidade usando o pó solto

Uma maquiagem bem feita e duradoura depende da técnica e dos produtos certos. Atualmente, com o boom das redes sociais, a cada dia que passa surgem novas formas e truques para alcançar a perfeição no resultado. Mas, cá entre nós, nada como apostar nos segredinhos antigos que fazem sucesso há décadas.

É o caso do baking (ou ”cozinhando”, em tradução livre para o Português), técnica usada desde os anos 80 na construção das maquiagens de drag queens, que são conhecidas por suas produções impecáveis com pele matte e muito jogo de luz e sombra. Em meados de 2015, o baking ganhou ainda mais popularidade quando o beauty artist Mario Dedivanovic revelou que usa a técnica em ninguém menos do que Kim Kardashian. Dias depois, a internet estava lotada de tutoriais e os produtos indicados por Mario, esgotados.

De lá pra cá, a técnica acabou se popularizando entre quem deseja fazer uma finalização matte. Segundo a maquiadora Jana Marques, além de trazer iluminação e efeito aveludado, o baking também garante muito mais durabilidade para a produção.

”O nome vem por conta do passo a passo para tudo acontecer”, explica. ”Após o corretivo, aplica-se o pó solto com uma esponjinha, sem espalhar. Em seguida, deve-se deixa-lo agir ou melhor, ”cozinhar” ali na região por alguns minutos. Quanto mais tempo o produto permanecer ali, mais durabilidade”, comenta. Depois de alguns minutos, a maquiadora ensina que o ideal é ”varrer” o excesso com cuidado e com um pincel específico. Porém, ela alerta: ”Não recomendo o uso do pó translúcido, pois, em fotos com flash, a luz pode ser refletida no produto. Além disso, o pó compacto também não é indicado para o baking. A melhor opção é o pó solto, de preferência em um tom próximo ao do seu corretivo”.

E, para garantir ainda um efeito impecável, Jana dá a dica final: ”Aposte na construção. Gosto de iniciar o processo com um bom hidratante próprio para a região dos olhos e, logo em seguida, aplicar o corretivo. O resultado é mais leve”, finaliza.

A seguir, confira uma seleção de produtos para investir na técnica:

Pó Facial, Fran by Franciny Ehlke

Pó solto, Boca rosa By Payot

Pó facial solto, Melu

Esponja de maquiagem para acabamento, Océane

Esponja designer, Belliz

Conjunto de mini esponjas, Real Techniques

Píncel leque, Lanossi Beauty & Care

Pincel profissional, Macrilan

Creme reparador para os olhos, CeraVe

Compre por este link

Creme para área dos olhos, Océane

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo