As escovas massageadoras têm ganhado bastante visibilidade, especialmente nas redes sociais – devido às suas promessas de melhorar a saúde do couro cabeludo e a aparência dos fios. Esse acessório, comumente utilizado durante o banho, promete realizar uma limpeza profunda, desobstruir os poros capilares e ativar a circulação sanguínea, estimulando o crescimento dos fios.
Mas será que elas realmente cumprem o que prometem? Para analisar os verdadeiros benefícios das escovas massageadoras, convidamos a biomédica e tricologista Carla Marques, que esclareceu todas as dúvidas acerca do acessório. Aproveite!
Qual a melhor opção? A escova ou as mãos?
Para começar, é importante destacar que o objetivo da escova massageadora, segundo a tricologista Carla Marques, é proporcionar uma limpeza bem efetiva para o couro cabeludo. Entretanto, as mãos também são eficazes neste sentido.
“A massagem e o formato das cerdas ajudam na limpeza, mas com as pontas dos dedos e massageando o couro cabeludo você consegue fazer esse processo de higienização e ainda estimular o couro cabeludo”, esclarece Carla. “Para quem tem as unhas compridas, a escova massageadora é uma excelente opção”, completa.
Existem contra-indicações?
É fato que é importante procurar um especialista ao apresentar alguma condição dermatológica e especialmente ao utilizar acessórios no couro cabeludo. “A escova não vai tratar caspa, psoríase ou queda de cabelo. Precisamos tratar corretamente essas desordens, com produtos específicos”, explica a especialista em queda capilar.
Contudo, com a liberação médica, não há problemas em continuar utilizando a ferramenta que estimula o couro cabeludo. “Ao iniciar o tratamento correto do problema, acabam as restrições acerca do uso da escova massageadora.”
O cabelo cresce mais?
Não! Segundo a tricologista Carla Marques, a massagem melhora a circulação no couro cabeludo, mas “o crescimento capilar vai ocorrer se você tiver bons hábitos, boa alimentação, beber água, praticar atividade física e se manter saudável”.
Além disso, para quem apresenta o cabelo oleoso, aqui vai uma dica da especialista: “utilizar shampoo detox uma ou duas vezes por semana, é uma ótima opção para controlar a oleosidade dos fios”.
Ou seja, as escovas massageadoras são opções interessantes para quem deseja ter o acessório, especialmente pelo relaxamento que ele proporciona. Porém, elas não trazem benefícios reais acerca do crescimento capilar.
E a frequência?
As escovas massageadoras podem ser utilizadas em todas as lavagens, porém, é importante se atentar na força colocada no acessório, na hora da massagem. Segundo Carla Marques, ao apertar demais, o couro cabeludo pode ficar machucado.