Beleza

Óleos essenciais e tônicos capilares ajudam no crescimento de cabelo?

A queda capilar é uma das maiores preocupações quando o assunto é cabelo. As causas podem ter diversas origens, como falta de vitaminas, estresse intenso, flutuações hormonais e até o pós-covid.

Nas redes sociais, um item tem sido associado aos ótimos benefícios obtidos para estimular o aparecimento dos novos fios: o óleo de alecrim. Somente no TikTok, a hashtag #rosemaryoilforhairgrowth (óleo de alecrim para crescimento capilar) já soma mais de 100 milhões de visualizações. Mas será que ele é realmente efetivo para essa questão? E os tônicos capilares, são boas opções?

Antes de mais nada, é preciso saber que o crescimento normal de um cabelo costuma ser de 1 a 1,5 centímetro por mês, e isso vai depender da genética, alimentação, saúde e outros fatores. “O cabelo possui fases: anágena de crescimento, catágena de repouso e telógena de queda. Portanto, é normal perdermos fios de cabelo diariamente”, detalha Tamara Ricca, biomédica tricologista e educadora técnica da Keune.

Se você identificou uma queda anormal, inflamação, coceira ou foliculite, é importante procurar um profissional para entender a causa do problema e tratar tais sintomas. Muitas vezes, o médico poderá recomendar um conjunto de medidas, que vai das vitaminas e medicações até loções específicas de aplicação tópica. A seguir, Tamara tira dúvidas sobre itens destinados à raiz do cabelo.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo