Lifestyle

Inspiração em hotel nas Bahamas e desafio de engenharia

Como foi projetado apartamento de luxo com piscina na sacada em Ubatuba

Apartamento de luxo viralizou na web após turistas ficarem em dúvida se piscina na sacada era real ou não. Nas redes sociais, vídeo sobre o prédio teve mais de 1,8 milhão de visualizações.

A ‘sacada de piscina’ em um prédio de luxo com apartamentos avaliados em R$ 4,7 milhões em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, viralizou na web após turistas se questionarem se a área de lazer era de verdade ou não. O g1 mostrou que a piscina é real, mas uma outra questão foi levantada: como é possível ter uma ‘sacada de piscina’?

A resposta envolve um verdadeiro desafio de engenharia, criado a partir de uma inspiração em um hotel nas Bahamas.

Foram vários desafios.

O primeiro deles foi equilibrar o empreendimento,

já que ter a piscina na parte da frente fazia o prédio ter uma carga elevada em uma parte e pouca em outra.

Nosso desafio foi equilibrar o conjunto. Conseguimos solucionar isso distribuindo melhor o peso nas lajes, vigas, pilares e até mesmo em uma parte do subsolo, disse o engenheiro Fabio Planas.

Outro desafio foi a precisão dos cálculos, não tínhamos margem.

Fizemos vários cálculos, principalmente contando com os piores cenários para tudo sair perfeito, completou.

Todos os 27 apartamentos – inclusive a cobertura – contam com a piscina na sacada. As piscinas são assimétricas e cada uma delas tem um formato diferente. Os modelos são inspirados em montanhas de Ubatuba, como forma de homenagear a cidade.

As piscinas medem de oito a 10 metros quadrados e comportam 14 mil litros de água, o que chega a pesar até 14 toneladas. Para sustentar o peso, foi necessário colocar um acrílico reforçado na sacada. O produto foi fabricado na Tailândia exclusivamente para o empreendimento.

Escolhemos o acrílico pela resistência, o que ajuda na segurança, e pela transparência.

Uma parte menor de acrílico, aguenta mais peso do uma parte maior de vidro, então precisamos levar isso em conta, disse Planas

Também teve a parte estética, já que, para aguentar o peso, seria necessário moldar um vidro grosso, o que deixaria a piscina um pouco esverdeada.

O acrílico também é mais transparente, o que contribui nessa parte da estética do prédio.

O custo para montagem de cada piscina foi de cerca de 50 mil dólares.

O processo para montagem também foi diferenciado.

Em piscinas comuns, depois de montar toda a parte de concreto, é necessário encher de água para o espaço deformar.

Depois disso é feito a impermeabilização. Nesse caso, isso era impossível. Então tivemos que impermeabilizar, e depois instalar o acrílico.

Exatamente por isso não tínhamos margem para erro, explicou Planas.

O valor total do empreendimento não foi revelado.

Inspiração no Caribe
Apesar de ter um estilo considerado único, o VIW Residence, nome do prédio com “sacada de piscina”, foi inspirado em um empreendimento nas Bahamas, idealizado pelo Bjarke Ingels Group (BIG), escritório de arquitetura da Dinamarca

‘Sacada de piscina’ bombou na web
No Tiktok, o vídeo que ‘comprova’ que o prédio possui uma “sacada de piscina” já passa de 1,8 milhão de visualizações, além de 740 comentários e 94,7 mil curtidas.

O registro foi feito na noite do dia 13 de janeiro, por uma turista que veio de Hortolândia (SP), a 311 quilômetro de Ubatuba (SP), para passar o fim de semana com a família.

Não imaginava que ia viralizar! Filmei porque achei super bonito, diferente e chamava bastante a atenção, quis registrar e publicar explica Stéfani Souza, autora do vídeo.

Nos comentários do post, alguns turistas que visitaram a cidade se surpreendem ao descobrir que é uma piscina de verdade. “Achava que era só uma led de enfeite”, afirmou Beatriz Emanuelle. “Achava que era um desenho no vidro”, disse outra turista em um comentário no post.

Já outros comemoram ao acertar o palpite sobre o prédio. “Eu falei que era piscina”, comentou uma turista. “Sempre falei que era piscina, minha família achava que era led!”, escreveu Isabella Rissardo.

Muitos mostraram interesse no prédio, que ainda possui um dos 27 apartamentos disponíveis para venda. Quem quiser comprar, terá que desembolsar R$ 4,7 milhões. O prédio é residencial e a locação para temporada ou para o fim de semana é proibida.

Por Vinicius Assis, g1 Vale do Paraíba e região

Prédio em Ubatuba (SP) foi inspirado em hotel nas Bahamas — Foto: Bjarke Ingels Group/Reprodução
É de verdade? ‘Sacada de piscina’ em apartamento de luxo confunde turistas em Ubatuba (SP) e viraliza — Foto: Nelson Kon
Prédio em Ubatuba (SP) foi inspirado em hotel nas Bahamas — Foto: Bjarke Ingels Group/Reprodução
É de verdade? ‘Sacada de piscina’ em apartamento de luxo confunde turistas em Ubatuba (SP) e viraliza — Foto: Nelson Kon

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo