A melhor e maior esmeralda já obtida nas minas de Muzo, na Colômbia, agora é de posse da Tiffany & Co. A marca nova-iorquina, fundada em 1837, segue expandindo seu portfólio com algumas das pedras mais preciosas do mundo. A mais recente aquisição? Uma raríssima esmeralda de mais de 10 quilates, de origem colombiana.
Extraída das minas de Muzo, onde as melhores esmeraldas do mundo são descobertas, a rara ‘Tiffany Muzo Emerald’ tem o nome da sua fonte, localizadas a 60 milhas a noroeste de Bogotá. Pesando mais de 10 quilates, esta esmeralda retangular de corte quadrado foi extraída do histórico poço de Puerto Arturo em dezembro de 2019. Sua raridade e importância é devido à sua clareza, com alto grau, além da cor verde saturada, pelas quais as esmeraldas de Muzo são tão cobiçadas. Esta esmeralda também não possui fissuras e é praticamente livre de inclusão.
Victoria Wirth Reynolds, gemóloga chefe da joalheria, opina: “Esta pedra notável, com um peso superior a 10 quilates, é uma continuação da herança de longa data da Tiffany de adquirir as pedras preciosas mais cobiçadas que a Mãe Natureza tem para oferecer.”
A combinação única de tamanho grande, proveniência, cor e qualidade dos cristais fazem dessa esmeralda uma das mais raras do mundo. Batizada de Tiffany Muzo Emerald, ela será lançada no outono, juntamente com o lançamento do Blue Book 2023: Out of the Blue, da Tiffany & Co.