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Por que a cultura de crianças influenciadoras de beleza do TikTok é um problema?

Ao que tudo indica, as crianças de 10 anos são as novas influenciadoras da beleza, mas produtos de skincare não foram criados para a pele jovem, que na maioria dos casos ainda nem passou pela puberdade

As meninas sempre tentaram crescer rápido demais. Seja vasculhando o armário de beleza da mãe ou brincando de casinha, personificar mulheres adultas é quase como um rito de passagem da infância. Mas para a geração de meninas que cresce na era das redes sociais, brincar de ser mulher não é mais apenas um jogo.

Uma rolagem pelo #BeautyTok do TikTok revelará milhares de vídeos feitos por criadores de conteúdo de beleza – muitos dos quais são crianças. Essas garotas, que parecem estar no início da adolescência, falam aos espectadores sobre suas rotinas bastante complicadas de cuidados com a pele.

Não é incomum ver uma criança de 10 anos lavar o rosto com um limpador de US$ 200 antes de aplicar séruns, hidratantes e tonificantes de qualquer que seja a marca de beleza cult do mês. Depois, há os vídeos prepare-se comigo, que mostram meninas aplicando maquiagem habilmente com um suprimento de produtos que envergonhariam a maioria das mulheres adultas.

Esses vídeos tendem a deixar os adultos com a mesma sensação de desconforto que você pode sentir ao assistir a um concurso de beleza infantil – a visão perturbadora da feminilidade sendo imposta à infância.

Para os mais jovens, as coisas são um pouco mais complicadas. Uma coisa é as crianças verem mulheres adultas falarem sobre suas rotinas de beleza, mas outra coisa totalmente diferente é verem meninas da sua idade fazerem o mesmo.

É por isso que agora vemos crianças de 10 anos arrastando seus pais para a Sephora com centenas de dólares em produtos em suas listas de desejos. É claro que a maioria destes produtos não foram criados para a pele jovem, que na maioria dos casos ainda nem passou pela puberdade.

Os influenciadores da beleza infantil do TikTok, como a filha de Kim Kardashian, North West, estão usando produtos formulados especificamente para o envelhecimento da pele, feitos com ingredientes que ajudam no tratamento de rugas, descoloração e pigmentação.

Embora seja difícil saber se as crianças que usam esses produtos estão genuinamente preocupadas com o envelhecimento da pele ou simplesmente querem comprar um produto que viram seu influenciador favorito usar, é preocupante a geração de meninas que começa a pensar em suas futuras rugas desde os 10 anos.

Com quais noções de beleza e envelhecimento os estamos enviando ao mundo? Certamente não aqueles de auto-aceitação.

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