Beleza

Com qual frequência devemos cortar o cabelo? Especialistas explicam

Cada tipo e estilo de cabelo necessita de uma frequência diferente de corte. Entenda como saber qual é a melhor para você

A resposta padrão para a simples pergunta “Com que frequência devo cortar o meu cabelo?” não existe, afinal, tudo depende do seu fio e das suas necessidades específicas. “É tudo relativo”, diz Irinel De León, cabeleireira e embaixadora global da Dyson. “Depende da textura do seu cabelo, da integridade dele e da frequência que você colore ele.”

Cortar ou aparar regularmente o cabelo oferece benefícios; De León afirma que o corte frequente pode melhorar o crescimento do cabelo, criar uma espessura natural, evitar que o cabelo fique excessivamente seco ou quebradiço, e manter o cabelo saudável de maneira geral. Portanto, você deve ter certeza de que está indo ao salão no momento certo. Para descobrir com que frequência você deve cortar o seu próprio cabelo, aqui estão as informações básicas que você precisa saber:

Cortar X aparar
Embora frequentemente usemos as palavras “aparar” e “cortar” de forma semelhante ao falar sobre cabelo, elas têm significados diferentes. Uma aparada, como explica De León, é quando se corta um ou dois centímetros das pontas, enquanto um corte é um pouco mais drástico, com mais de cinco centímetros sendo cortados. Eles também são usados em circunstâncias diferentes.

A cabeleireira Laura Polko diz que uma aparada é melhor para se livrar das pontas duplas e para quando você começa a notar que o cabelo está quebrando. Se você perceber que o seu cabelo está mais seco ou começando a perder a forma, você também vai querer uma aparada para revitalizá-lo.

Sinais de que você precisa de um corte, segundo De León, incluem o cabelo parecendo sem vida, incapaz de manter qualquer estilo, embaraçando facilmente ou tendo danos graves. Se você estiver apenas procurando uma mudança de estilo ou quiser adicionar movimento e corpo ao seu cabelo, ela diz que um corte é necessário para alcançar qualquer um desses objetivos.

Quando aparar com base no comprimento:

Cabelo curto
Embora pareça contraditório, a verdade é que quanto mais curto o cabelo, mais cuidados são necessários para mantê-lo saudável. “O cabelo curto requer um pouco mais de manutenção devido ao seu comprimento e formato”, diz De León. “Por exemplo, quando alguém tem um bob que fica logo abaixo da orelha, será mais evidente quando o cabelo crescer, pois pode facilmente ultrapassar os ombros após seis a oito semanas e isso mudará completamente o estilo.”

“Cortes de cabelo mais curtos frequentemente exigem aparadas mais frequentes para manter sua forma e estilo,” concorda o cabeleireiro T. Cooper. “Se você tem um corte pixie, por exemplo, pode precisar cortar um pouco mais frequentemente para manter o formato das costeletas e da nuca.” Ambos os especialistas concordam que você deve aparar o cabelo a cada seis semanas, no mínimo.

Cabelo de comprimento médio
Quando se trata de cortar cabelos de comprimento médio, tanto Polko quanto De León concordam que dependerá de alguns fatores diferentes, como a textura do seu cabelo e o quão rápido ele cresce naturalmente. Mas se você deseja manter o comprimento e os fios saudáveis, De León recomenda fazer uma aparada a cada seis a 12 semanas.

Cabelo longo
Rodney Cutler, proprietário dos salões Cutler e embaixador da Redken, diz que a frequência de aparar cabelos longos será determinada pela saúde inicial do cabelo. Se você é propenso a pontas duplas ou tem fios arrepiados, ele recomenda fazer um corte a cada oito a 10 semanas. Se o seu cabelo estiver saudável e forte, você pode passar sem uma aparada a cada 10 a 12 semanas.

Quando aparar com base no tipo e textura do cabelo:

Cabelo fino
Polko explica que cabelos finos tendem a crescer um pouco mais devagar, mas também parecem danificados mais rapidamente, então ela corta quando começa a parecer fraco. De León acrescenta que pode depender tanto do comprimento quanto do estilo desejado que você está buscando ao querer manter cabelos finos, mas geralmente acredita que aparadas frequentes são necessárias para manter a saúde e forma. Para cabelos curtos e finos, ela recomenda uma aparada a cada quatro a seis semanas. Cabelos de comprimento médio, seis a oito semanas. Cabelos longos e finos, oito a 12 semanas.

Cabelo grosso
Tanto Cutler quanto Polko concordam que você pode passar mais tempo sem cortar o cabelo com frequência se não estiver sofrendo danos significativos. “Como há muito mais cabelo… ele pode suportar mais calor do que cabelos finos” diz Polko. “Ele pode realmente suportar o calor [e tolerar] descoloração mais do que cabelos finos podem.” Cutler diz que oito a 12 semanas é um período de tempo decente para se planejar entre os cortes de cabelo, apenas certifique-se de ficar de olho nas pontas duplas.

Cabelo cacheado, crespo, texturizado
T. Cooper recomenda fazer aparadas regulares a cada seis a oito semanas para manter a forma dos cachos e prevenir danos. Ela explica que o comprimento não é tão relevante porque o cabelo texturizado tende a ser mais seco em geral, independentemente do comprimento. “Não pule as aparadas,” diz ela. “Muitas vezes vejo pessoas com cabelo cacheado que não querem esperar para cortar o cabelo com tanta frequência [e] entendo; por causa do padrão de cachos, o cabelo parece mais curto e eles querem manter o comprimento. Mas se as pontas [do seu cabelo] secarem e ficarem quebradiças, você vai perder comprimento de qualquer maneira.”

Se você está fazendo a transição para o seu cabelo natural, então De León recomenda fazer aparadas frequentes a cada quatro semanas. “Isso ajuda a remover as pontas danificadas para que o cabelo possa começar a enrolar em sua textura natural,” ela diz. Cutler acrescenta que a coisa mais crítica é ficar atento à secura e recomenda um shampoo e condicionador hidratantes (como o Shampoo e Condicionador Redken All Soft Mega Curls) para usar entre os compromissos.

Cabelo Danificado
Todos os especialistas concordam com isso: quando o cabelo está danificado, ele deve ser cortado. “Se o dano for tão grave (você está descolorindo demais ou usando muito calor), é quando se torna um corte em vez de uma aparada”, diz Polko. “Você terá que se comprometer e deixar seu cabelo crescer novamente.”

“É improvável [que você possa] reparar cabelos danificados”, acrescenta T. Cooper. “Eu sei que muitas mulheres não querem cortar todo o dano de uma vez. Então, corte o quanto puder [e] o que você se sentir confortável, e continue com aparadas frequentes a partir daí.” Além de cortar as pontas do seu cabelo, ela recomenda uma rotina de cuidados saudável que inclui tratamentos, foco em manter a umidade e receber aparadas regulares do seu cabeleireiro. “É um esforço em equipe”, diz ela.

Como manter o cabelo saudável entre aparadas e cortes
A manutenção entre os compromissos de cabelo é tão importante quanto fazer aquelas aparadas regulares (ou cortes quando necessário). “Muitas pessoas não percebem que o cabelo saudável começa com um couro cabeludo saudável”, diz T. Cooper. Ela recomenda fazer esfoliações no couro cabeludo e tratamentos capilares com proteínas, além de usar os produtos certos para cabelo, como shampoos e condicionadores hidratantes, para manter o cabelo forte. Certifique-se de usar algum tipo de protetor térmico (Polko gosta do Leave-in Condicionador Frizz Ease Daily Nourishment da John Frieda) ao usar ferramentas térmicas e fazer máscaras com frequência.

Se você precisa usar ferramentas quentes, De León adiciona que você vai querer usar aquelas que evitam danos extremos pelo calor, como o Dyson Airwrap Multi-Styler. “É a ferramenta perfeita para criar diferentes estilos”, diz ela. “Você pode difundir suas ondas, cachos ou bobinas, alisar [seu cabelo] e dar a si mesmo uma secagem com volume.”

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo