Beleza

Quais são os reais benefícios do vinagre de maçã para pele e cabelo?

Comum na alimentação, o ingrediente tem sido divulgado como tratamento para fins estéticos — mas será que funciona mesmo? Dermatologista explica seus benefícios e quando deve ser evitado

Recentemente, o vinagre de maçã virou pauta nas redes sociais por ser divulgado como tratamento para os cabelos e para a pele. Apesar de ser considerado há tempos um ingrediente importante na rotina alimentar, será que o produto pode mesmo trazer benefícios estéticos?

Segundo a dermatologista Eliana Chagas, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o vinagre de maçã tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. “É um produto que vem da fermentação da maçã, num processo em que bactérias e leveduras transformam o suco da fruta em etanol e, depois, o etanol em ácido acético”, explica.

Quais são os benefícios do vinagre de maçã?
“Na alimentação, o consumo do produto pode aumentar a sensibilidade à insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue diminuam, ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e neutralizar radicais livres e diminuir processos de oxidação, levando a um ganho de saúde”, conta a médica.

Mas isso não necessariamente significa que as propriedades do vinagre vão surtir o mesmo efeito na beleza. Há a ideia de que ele pode ajudar a tratar acne, melhorar poros e minimizar manchas. Mas não existem estudos científicos suficientes que comprovem o resultado. Na verdade, o uso da substância no rosto pode acabar agravando o quadro de acne, gerando irritação e até queimaduras, alerta a médica.

Já nos cabelos, a aplicação do vinagre de maçã é menos arriscada — desde que seja diluído na água, como aponta Eliana Chagas. “O vinagre de maçã tem um pH ácido muito parecido com o do fio do cabelo, por isso, pode ajudar a fechar as cutículas, melhorando a porosidade e o aspecto do cabelo. Em alguns casos, também pode colaborar com o controle da oleosidade e o combate à caspa. Mas é importante que ele esteja diluído — a medida é de cinco colheres de vinagre para um copo d’água. Use após o shampoo e condicionador, por cerca de 20 minutos, antes do enxágue”, destaca.

A dermatologista alerta: “Se usado com muita frequência, o vinagre pode levar à desidratação e provocar danos no couro cabeludo, por conter múltiplos ácidos. Ingeri-lo em excesso também pode gerar distúrbios gastrointestinais e dores abdominais”. Na dúvida, mantenha um uso controlado e busque orientação profissional para receber recomendações específicas para a sua saúde.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo