Entusiastas da beleza procurando por boas leituras sobre o tema têm agora um novo livro para adicionar à sua coleção, o Pequeno Almanaque da Beleza (Ed. Andrea Jakobsson), escrito pela jornalista e escritora Marcia Disitzer, que acaba de chegar às prateleiras da Livraria da Travessa. A publicação avalia os comportamentos, estilos e referências que deixaram sua marca no universo da beleza ao longo dos últimos 100 anos.
O livro ressalta como a concepção de beleza está intimamente ligada ao zeitgeist, refletindo tendências que vêm e vão ao redor do mundo, muitas vezes influenciadas pelo cinema, moda e música. No contexto brasileiro, essa dinâmica ganha uma expressão única, que é explorada pelo livro com a ajuda do resgate de elementos da memória afetiva nacional, como fotos, propagandas, recortes históricos e tratamentos estéticos que fizeram sucesso por aqui.
Além disso, o livro destaca a importância de questionar os padrões estéticos impostos e promove a ideia da liberdade de expressão e aceitação pessoal. O almanaque é uma tentativa literária de preservar essa memória estética, resgatando elementos do passado enquanto olha para o futuro.
Dividido em 143 capítulos, a publicação aborda momentos importantes como a febre do silicone nos anos 2000, o sucesso do sabonete Phebo (produto-estrela nacional), além de explorar cortes de cabelo que foram divisores de água e a história de personalidades brasileiras que influenciaram nas tendências e comportamentos que ditaram e ainda ditam moda no universo da beleza.