Não foi desta vez! A atriz Lily Gladstone foi a primeira mulher indígena dos Estados Unidos a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas não levou o prêmio. Emma Stone saiu vencedora por seu papel em Pobres Criaturas e levou o segundo Oscar da carreira. A perda de Lily movimentou a internet e fez com que muitas pessoas compartilhassem memes, demonstrassem apoio e até se indignassem.
Gladstone era uma das grandes favoritas por ter dado vida a Mollie Burkart em Assassinos da Lua das Flores, filme de Martin Scorsese que aborda a história real dos assassinatos cometidos por homens brancos contra os indígenas Osage, nos Estados Unidos.
No X (antigo Twitter), diversas pessoas reagiram à perda de Stone. “Lily Gladstone você foi roubada”, escreveu um usuário da rede social. “Nenhuma das indicadas foram melhores que a Lily Gladstone, não existe isso”, disse outro. No entanto, houve quem aceitou a vitória de Stone: “Eu estava torcendo tanto pra Lily Gladstone. Ela foi tão brilhante e grandiosa em Assassinos da Lua de Flores. Mas a atuação da Emma Stone em Pobres Criaturas foi digna e bastante ousada.” Veja.
Além de Gladstone e Stone, Sandra Hüller, de Anatomia de uma Queda, Carey Mulligan, de Maestro, e Annette Bening, de NYAD também disputavam. Nos bastidores, nada de rivalidade! Momentos depois de a vitória de Stone ser anunciada, surgiu nas redes sociais um registro em que Stone, Gladstone e Bening se abraçam.
Stone também se referiu de forma elogiosa à performance de todas as indicadas em seu discurso. “Às mulheres desta categoria, vocês são incríveis. Sandra, Annette, Carey, Lily, eu divido este prêmio com vocês. Estou impressionada com vocês, será uma honra poder continuar fazendo isso juntas, mais vezes”, afirmou.
Por sua atuação em Assassinos da Lua das Flores, Gladstone levou cinco prêmios, incluindo Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro – em que usou parte do discurso para falar em sua língua nativa – e Melhor Atriz Principal no SAG Awards, a premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood. Em ambos, foi a primeira mulher indígena consagrada como vencedora.
Gladstone tem 37 anos e foi criada dentro da Reserva Indígena Blackfeet, localizada no estado de Montana. Depois de estudar atuação em Seattle, atuou em produções como Certas Mulheres (2016), Billions (2016) e First Cow – A Primeira Vaca da América (2019).
Indicação de Lily Gladstone ao Oscar é histórica
A atriz foi a primeira indígena dos Estados Unidos a ser indicada à categoria de Melhor Atriz. No entanto, antes dela, outras duas atrizes já haviam sido nomeadas nesta mesma categoria em outras edições: a australiana Keisha Castle-Hughes, que é Māori e em 2004, recebeu a indicação pelo filme Encantadora de Baleias; e a mexicana Yalitza Aparício, que pertence à etnia indígena Triqui e foi indicada em 2019 por seu papel em Roma.
Além disso, a primeira mulher indígena a subir ao palco da premiação foi Sacheen Littlefeather, que em 1973 recusou a vitória de Marlon Brando e leu uma carta para protestar contra o “tratamento reservado aos nativos americanos pela indústria cinematográfica” e jogar luz sobre um conflito que acontecia contra indígenas que ocupavam a Dakota do Sul.