Se você gosta de comprar pela internet itens baratinhos, talvez já tenha ouvido falar da Temu, nova plataforma de vendas online de origem chinesa. Boa parte do público-alvo da Shein está se rendendo à marca que, nesta lógica do consumo rápido, oferece uma variedade grande de produtos e tem preços ainda mais acessíveis.
O uso do aplicativo é bem semelhante aos que já conhecemos e a repercussão, também: é só jogar no TikTok as palavras “compras na Temu” que surgem diversas resenhas com mulheres mostrando se vale ou não comprar um vestido, apresentando os utensílios domésticos disponíveis no site (que nem sempre são úteis) e os produtos eletrônicos angariados.
A novata suscita um comportamento de compra bem parecido com o e-commerce já estabelecido no mercado: ambos conectam os varejistas diretamente com o consumidor, podem ser usados pelo computador ou pelo aplicativo de celular e fazem do comprador um participante ativo no app (já que, quando você compra em qualquer uma das duas plataformas, você pode realizar uma série de tarefas que te rendem “benefícios” e créditos para fazer mais compras futuras).
A promessa é que o aplicativo desembarque no Brasil ainda neste ano, segundo matéria da revista Exame. Em Marie Claire, te contamos tudo sobre esse novo app de compras!
O que a Temu vende?
A Temu oferece produtos diversos, que vão desde roupas e acessórios até eletrônicos e artigos domésticos a um preço hiper barato. Nos Estados Unidos, por exemplo, a plataforma oferece artigos com valores até 70% mais baixos em produtos similares aos vendidos na Amazon, segundo mesma matéria da revista Exame.
Por que a plataforma é um case de sucesso por onde passa?
A plataforma de venda é um hit na maioria dos países que foi instaurada, por quatro principais motivos: sua variedade de produtos, seus preços baixíssimos (e isso vale muito em um momento de crise constante do custo de vida ao redor do mundo), a presença notável nas redes sociais e as diversas ferramentas de gamificação. Essa última parece ser o diferencial em comparação a Shein e a Shopee, pelo fato de a Temu ser mais agressiva na ação, oferecendo tarefas que devem ser realizadas pelos consumidores, como maior número de compras, quantidade de logins no app ou convite para novos usuários, em troca de alguns bônus.
Temu no Brasil
Mas como fica a Temu na realidade brasileira? Não dá para saber exatamente até que ela desembarque aqui. Mas, a plataforma, com certeza será pautada na discussão das taxações de produtos exteriores que o Ministério da Fazenda vem fazendo desde 2023. A legislação atual diz que nenhuma taxa é aplicada em compras de até cinquenta dólares feitas no exterior e qualquer carga acima desse valor está sujeita a ser taxada.
Como são as compras na Temu
A forma de se comprar na Temu parece ser a mesma dos outros e-commerces similares: é só encher o carrinho com os produtos, colocar os dados de compra e esperar a encomenda chegar em casa. Como os preços são hiper baixos, é possível fazer uma grande volume de compras: no TikTok, há diversos vídeos de mulheres segurando grandes pacotes com com mini pacotes dentro, com roupas que não passam de cinco dólares. Para moda, as tendências mais recentes são traduzidas diretamente em peças como calça cargo, top canelado e acessórios como faixa de cabelo e correntes douradas.