Beleza

Alisamento térmico: Você sabia que chapinhas e modeladores podem alisar seus cabelos para sempre?

Secador, babyliss e chapinha podem ser acessórios aliados para quem quer modelar os fios temporariamente. Sobretudo quem tem cabelo cacheado ou crespo. Porém, as altas temperaturas dessas ferramentas podem danificar os fios de maneira instantânea – provocando pontas duplas, ressecamento, opacidade – ou permanentemente, no caso do alisamento térmico irreversível.

“Temperaturas elevadas, acima do suportável pela fibra capilar, causam o alisamento térmico. Segundo estudos, uma fonte de calor que passe de 100ºC e esteja em contato com os fios já é o suficiente para que isso ocorra”, explica a terapeuta capilar e CEO do espaço Affro Divas, Marilia Gabriela Silva.

É fácil identificar se seu cabelo passou por esse processo. Geralmente, quando se usa babyliss ou chapinha, os fios voltam para a curvatura original após serem molhados. Quando há um alisamento térmico irreversível isso não ocorre. Inclusive, o mais comum, nesse caso, é que apenas algumas partes do comprimento fiquem lisos.

Em situações em que isso acontece, não há formas de reverter o alisamento com tratamentos. De acordo com Marilia, a única maneira de retomar o formato natural do cabelo é fazendo um corte ou passando pela transição capilar.

“É importante destacar que isso acontece porque a estrutura proteica do fio é rompida com o calor excessivo. Isso impede que a parte alisada volte ao seu estado normal, porque o cabelo não é autorregenerativo”, diz.

Para evitar que o cabelo chegue a esse ponto, é necessário usar protetor térmico durante o manuseio e manter os tratamentos capilares em dia. Além disso, evite temperaturas muito elevadas. “Nunca deixe de consultar um profissional. Só um cabeleireiro capacitado conseguirá orientar e saber qual é o melhor processo para atingir o efeito desejado, sem danificar o seu cabelo”, finaliza.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo