Beleza

Carreira e propósito: quando seu trabalho tem impacto positivo no mundo

Conversava, recentemente, com uma amiga que resolveu abandonar sua muito bem-sucedida carreira executiva em grandes corporações depois de muitos anos. Perguntei em que momento aquela decisão difícil se tornava óbvia, pois quem alcança posições de liderança em empresas de grande porte geralmente possui muita resiliência.

Fundadora do Ladydriver fala sobre propósito e confiança
Sua resposta foi muito interessante: quando você raramente tem momentos de prazer no seu trabalho. Fiquei refletindo sobre o assunto. Verdade. Se você ainda não foi picado pelo propósito, muito provavelmente, ainda será.

Durante muitos anos, as pessoas trabalhavam para ganhar dinheiro, para ter um plano de saúde, para ter status, mas, agora, mais do que nunca, queremos um propósito.

E o que é um propósito? Propósito é aquela sensação (obrigada certeza) de que o que você faz quando acorda e vai trabalhar produz um impacto positivo no mundo.

Preciso trabalhar numa ONG para ter um propósito? Não necessariamente.

O propósito existe quando há uma convergência de valores entre você e sua empresa. Você acredita que sua empresa contribui positivamente para a sociedade? Sua empresa é ética e cuida bem de seus colaboradores? Você consegue enxergar a relação entre as suas tarefas e responsabilidades e aquelas que tornam a sua uma empresa positiva? Se sim, temos um propósito.

Emprego, carreira e propósito: em qual fase profissional você está?
Muitas vezes, pensamos em propósito de forma dissociada de lucros. Na verdade, é possível ser uma empresa com fins lucrativos (e assim atrair capital de investidores) e, ainda assim, ser uma empresa do bem.

Mas, vamos lá: ainda que a empresa para a qual você trabalha seja bacana, você precisa se sentir realizado e feliz para dar o seu melhor.

Se um dia você acordar e descobrir que seu trabalho não te faz feliz, talvez seja hora de mudar.

Sabemos que as mudanças não são fáceis. Saímos da inércia e temos que dar mais passos. Dá um frio na barriga. Vemos riscos. Porém, as mudanças na carreira hoje são mais do que bem-vindas e possuem um enorme potencial de transformação positiva.

Há alguns anos, mudanças frequentes de emprego eram vistas como sinal de instabilidade. Hoje, isso não só é comum, como pode ser até desejável. O importante é tomar decisões conscientes e não agir apenas por impulso.

E vamos combinar que muitas empresas também terão que se transformar se quiserem atrair e reter profissionais de talento que buscam mais do que apenas salário e estabilidade.

E a minha amiga? Vai muito bem, obrigada! Feliz, livre, leve e solta fazendo algo que a faz se sentir especial.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo