Além disso, há dicas que são super simples e rápidas, que você pode fazer até debaixo das cobertas. Confira abaixo tudo sobre como cuidar das unhas no inverno.
Cuidar das unhas no inverno
Unhas saudáveis contém 18% de água. Assim, considerando as temperaturas mais baixas trazidas pelo clima fazem com que nossa pele resseque e inclusive atividades rotineiras prejudiquem a saúde natural das nossas unhas.
As altas temperaturas mexem com a pele, cabelo e unhas também. Pensando nisso, é comum que no inverno elas percam sua umidade natural, ou seja, percam água e fiquem mais frágeis, quebradiças e percam, principalmente, aquele aspecto natural das unhas, muito comuns em épocas mais quentes do ano no nosso país.
Por consequência disso, as unhas acabam ficando mais quebradiças durante o primeiro e começo do segundo semestre do ano. Assim, a hidratação é o principal segredo para cautelar o problema, prevenir e também cuidar de suas unhas. Por tudo isso, neste artigo você vai descobrir como ter unhas lindas mesmo no inverno.
Portanto, que tal analisar a lista de hidratantes presentes no mercado brasileiro? De hidratantes próprios para as unhas, até hidratantes para as mãos mais potentes (como os hidratantes para peles extra secas ou ressecadas), as opções são inúmeras. Basta procurar hidratar.
A dica é explorar as opções presentes no mercado. Assim, dê preferência às linhas especiais de força, resistência e hidratação, pois contém ingredientes específicos para tais problemas. Óleos e formulados para as cutículas também ajudam a manter as unhas hidratadas.
Atenção de dentro para fora
Os cuidados com suas unhas são diversos. Acima, você conferiu aquelas que deixarão suas unhas com um bom aspecto, como hidratar com bons produtos, atenção à perda natural de água das unhas e etc. Mas será que não é necessário atenção de dentro pra fora também? Confira dicas:
- Água: tome água sempre, pois ela é o elemento responsável por manter as unhas hidratadas, tratando de dentro para fora.
- Tenha uma nutrição saudável: as suas unhas e cabelos são um reflexo de sua alimentação. Assim, se comer mal e optar sempre pela bobeira, suas unhas perderão a força e o brilho.
- Prefira o removedor ao invés da acetona: a acetona é responsável por prejudicar a saúde das unhas. Portanto, fuja desse produto.
- Mantenha as unhas pintadas: a cobertura do esmalte favorece a força e ajuda a prevenir a quebra e a fraqueza; Mas atenção, isso não ocorre em todos os casos. Portanto, se suas unhas já possuem uma tendência ao enfraquecimento, opte por segurar sem esmalte, pois neste momento mais frágil, essa área fica mais abafada com as meias e sapatos, porém, na próxima estação, estará mais exposta;
- Use luvas: assim como a acetona, suas unhas também sofrem danos quando em contato com produtos de limpeza mais fortes como águas sanitárias, desinfetantes, detergentes e etc. Assim, até os produtos mais simples como sabão em barra para lavar louças pode ser prejudicial. Assim, deixe sempre um par de luvas separado para uso.
Assim, pensando em todas essas dicas, lembre-se que não é difícil cuidar das unhas no inverno. Hidratar não precisa tirar você das cobertas, mas deixar suas unhas desgastarem pode lhe trazer prejuízos no futuro.