Nada de aparelhos ou cremes hi-tech: na massagem facial kobido, segredo das japonesas para um lifting imediato no rosto, o que conta é sutileza dos movimentos das mãos. Criada no Japão em meados do século 15, a técnica é rápida e eficiente. “Reza a lenda que esse era um dos rituais de bem-estar favoritos dos imperadores”, conta Mariana Vitte, coordenadora técnica e naturóloga do W Estética e Spa, que oferece o procedimento no Rio de Janeiro. Em São Paulo, testei a massagem no spa Amadí: a sessão toda tem uma hora, mas a técnica em si dura apenas 30 minutos.
Parece pouco, mas o efeito é imediato. Os movimentos começam depois da limpeza e tonificação da pele. Com uma porção de creme deslizante, a esteticista aplica as manobras, que começam na região da cervical. Além de relaxar, a intenção de manipular os ombros é aumentar a circulação sanguínea da cabeça. “O pescoço também é repleto de gânglios linfáticos que, ativados, ajudam a drenar o excesso de líquido facial”, explica Mariana. “Por isso o contorno fica tão evidente depois do tratamento.”
Os movimentos ascendentes, que começam no centro da face e seguem em direção às orelhas e extremidades da testa, também levantam a expressão. “Intensificar a irrigação sanguínea deixa a pele com viço instantâneo”, disse Ana Pedroso, supervisora técnica do Amadí, enquanto fazia a massagem no meu rosto. Mais surpreendentes eram as manobras feitas sobre as linhas de expressão – no meu caso, localizadas na lateral do nariz e lábios e centro da testa: com o indicador, ela fazia movimentos de vaivém rapidíssimos enquanto esticava a região com os dedos da outra mão. A fricção, sem dúvida, foi uma das armas poderosas para me fazer levantar sem rugas.
O movimento característico da kobido pode parecer intenso, mas o fato é que o método é todo muito relaxante – quase caí no sono durante a sessão. “A kobido é famosa por ser mais do que um tratamento estético: ela é um verdadeiro ritual de beleza, prazer, bem-estar e cuidado que também acontece de dentro para fora”, diz Roseli Siqueira, esteticista de São Paulo que incorporou algumas manobras em suas massagens faciais. Segundo ela, a técnica ativa pontos de energia do corpo todo, melhorando também a vitalidade de órgãos. Não é à toa que a massagem é hit entre noivas e madrinhas. “É como fazer ginástica: sessões frequentes geram resultados cumulativos e duradouros”, me disse Ana, do Amadí. Em apenas uma sessão, parecia que eu tinha descansado um feriado.