Beleza

O Que é Acne, Problema De Pele Super Frequente Na Adolescência.

Você tem pele oleosa e vive tendo que lidar com espinhas no rosto? Essa situação é bem comum – para se ter ideia, cerca de 80% dos adolescentes em todo o mundo têm acne, de acordo com o Censo Dermatológico da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Mas, afinal, o que é acne? E quais são suas causas? Continue lendo para tirar as dúvidas básicas sobre esse assunto!

O QUE É ACNE?

A acne é uma lesão de pele causada pelo excesso de produção de sebo, vindo das glândulas sebáceas, que acaba obstruindo os poros. A partir da oleosidade acumulada, cria-se um ambiente propício para a proliferação de bactérias, gerando inflamação no local e, por consequência, o acúmulo de pus e a famosa espinha.

Tanto as espinhas como os cravos (os ‘comedões’) constituem a acne. No entanto, os cravinhos são considerados uma acne de grau leve, enquanto as espinhas entram no nível moderado. As pústulas mais inflamadas, que formam cistos e possuem grande quantidade de pus, são caracterizadas como um grau ainda mais grave da doença.

QUAIS SÃO SUAS CAUSAS?

É verdade que pessoas de qualquer idade podem desenvolver acne – e por diferentes motivos, como genética, estresse e uso de determinados medicamentos e produtos. No entanto, o mais comum é que ela surja durante a puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos.

O grupo de hormônios andrógenos, que tem a testosterona como seu integrante mais conhecido, trazem vários efeitos no corpo e na pele durante a adolescência. Eles se comunicam diretamente com as glândulas sebáceas, ou seja, quando estão desequilibrados, o que é frequente nesse período da vida, podem incentivar o aumento da secreção de gordura, levando a uma pele mais oleosa e ao aparecimento de cravos e pústulas.

O QUE É ACNE? FOTO DE ANNA NEKRASHEVICH/PEXELS/REPRODUÇÃO.

COMO TRATAR?

Agora que você já entendeu o que é acne, talvez fique a pergunta: mas como tratá-la? Isso vai depender de cada caso, e, portanto, recomendamos uma consulta e acompanhamento com um dermatologista de sua confiança para analisar as suas necessidades e, assim, entender o que vai funcionar para você. Quanto antes fizer isso, mais chances de que o quadro de acne evolua de maneira controlada e deixe menos marcas e cicatrizes.

Mas, de modo geral, se o seu caso for mais leve, é aconselhado criar uma rotina de skincare. Lavar o rosto duas vezes por dia, usar hidratante e protetor solar são os hábitos básicos, e, aí, o médico pode indicar produtos específicos para turbinar os resultados. Sempre prefira fórmulas oil-free e com toque seco.

Caso a sua acne seja grave, medicamentos orais, como antibióticos ou a isotretinoína, popularmente conhecida como roacutan, podem ser indicados.

Lembrando que, como afirmamos aqui, a acne é muito comum, principalmente nessa fase da vida, e ela não precisa ser vista como vilã ou um grande pesadelo. A autoestima já pode ser complicada durante a adolescência, então tente ser mais gentil com você mesma durante esse processo!

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo