A celulite compromete cerca de 90% das mulheres causando grande prejuízo para a auto estima. A celulite é caracterizada por alterações no tecido conjuntivo que comprometem a fisiologia normal da pele, quais sejam:
- Retenção hídrica e edema
- Prejuízo da irrigação e oxigenação tecidual
- Piora da troca metabólica com acúmulo progressivo de toxinas
- Aumento do tamanho e número de células gordurosas
- Formação de nódulos doloridos devido a fibrose tecidual
Todas essas disfunções provocam irregularidade da superfície cutânea que fica com aspecto de casca de laranja principalmente na nádegas e coxas.
Outros fatores que pioram a celulite são:
- Genética (predisposição);
- Estresse;
- Doenças hormonais;
- Obesidade;
- Sedentarismo e má alimentação.
É importante tratar a celulite logo no início pois há uma piora progressiva que leva a formação de depressões e nódulos cada vez mais difíceis de tratar.
Hoje podem ser feitos alguns tratamentos que conseguem melhorar o tecido de forma mais rápida.
Subcisão – A subcisão é um procedimento onde introduzimos uma agulha especial para soltar os septos que provocam a fibrose tecidual e melhorar a irregularidade da pele. É feito com anestesia local, provoca hematomas leves e a recuperação ocorre em cerca de 3 dias.
Slimlipo – Trata-se de um aparelho de laser que emite luz com dois comprimentos de onda, um para derreter a gordura e outro para estimular a formação de novo colágeno.
Ultrassom Microfocado – Aparelho que emite energia profunda atingindo a fáscia muscular, provocando contração e estimulo do colágeno com melhora da flacidez.
Bioestimuladores – substâncias estimuladoras de colágeno como ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio, são introduzidas na pele e estimulam a formação de colágeno. Essas substâncias são diluídas e aplicadas com agulha ou cânula de forma homogênea.
O tratamento emergencial da celulite combina na mesma sessão ultrassom, subcisão e bioestimulação. Em geral com essa combinação há necessidade de 1 ou 2 sessões com resultados animadores.