É possível reconhecer um produto cult ao primeiro olhar? Foi essa a minha sensação quando Lucia Pica, diretora criativa global de maquiagem da Chanel, deslizou o Baume Essentiel no dorso de sua mão, revelando um iluminado translúcido e ligeiramente molhado. “Aplico nas têmporas, nos olhos, na boca e no osso do nariz”, conta ela, gesticulando, como boa italiana. O produto, bastão que passeia entre a categoria de skincare e maquiagem, surge em duas versões: Transparent e Sculpting, com delicadas partículas de brilho. “Carrego-o sempre na bolsa. É ótimo para combater o efeito mate da pele ressecada pós-avião”, disse ela à Vogue, durante um encontro em Paris.
O efeito iluminador que o produto oferece é uma alternativa mais sutil e elegante ao contorno e foi inspirado no jogo de luzes das pátinas na arquitetura japonesa, pelo sol refletindo nos botões das flores de cerejeira e até no filme plástico que envolve os peixes do mercado em Tóquio. “Essa arte do detalhe, a atenção à sutileza e a sublimação dos objetos mais ordinários foi o que mais me marcou na viagem”, conta, sobre a expedição ao Japão e à Coreia do Sul que fez no ano passado acompanhada da fotógrafa inglesa Harley Weir, conhecida por seus cliques poéticos e íntimos.
Desse material nasceram as cores, texturas e efeitos da coleção de verão 2019, batizada de Vision d’Asie: L’art du détail, que desembarca no Brasil este mês. Além do balm, outro destaque é a paleta Les 9 Ombres Édition N°2 Quintessence, cujos dois tons de sombras azuis foram usados para criar o look do recente desfile de alta-costura da maison. Para os lábios, o coral Bittersweet do Rouge Allure Liquid Powder garante o melhor dos mundos: cor intensa e conforto, graças à textura entre o cremoso e o pó, que desliza nos lábios graças a textura em musse. Um must!