Gastronomia

Chenin Blanc: uva branca faz vinhos que fogem da mesmice

Quem gosta de vinhos brancos aromáticos precisa conhecer a uva Chenin Blanc, uma variedade de origem francesa que, por ser bastante versátil, é cultivada em diversos países, dando vida a rótulos de estilos diferentes. Apesar de suas qualidades, ainda é pouco conhecida pelo grande público.

Originária do Vale do Loire, no norte da França, a Chenin Blanc é famosa por sua capacidade de produzir uma ampla gama de estilos de vinho, desde secos e frescos até doces e espumantes.

A característica principal desta uva é a alta acidez, ou seja, a sensação de frescor que deixa na boca e que convida a tomar mais um gole. É uma variedade que se destaca pelas notas de frutas cítricas, maçã verde, pêssego e melão.

Dependendo do clima desenvolve também aromas de limão-siciliano e pera, em lugares mais frios, e abacaxi e mel nos terroirs mais quentes. Notais florais e herbáceas sutis, como camomila, jasmim e acácia também podem ser encontrados, assim como, em alguns casos, nuances minerais, como giz, gengibre e pimenta-da-jamaica.

Outra qualidade distintiva é a sua capacidade de envelhecer e desenvolver complexidade ao longo do tempo. Quando vinificada em estilos mais doces, a Chenin Blanc elabora rótulos com riqueza de sabores de frutas maduras, mel e damasco.

Conheça a seguir cinco vinhos, de diferentes estilos, elaborados com a uva Chenin Blanc:

Roca Exclusivo Chenin/Chardonnay

Blend de uvas brancas elaborado em Mendoza, com aromas de frutas brancas e cítricas. Ideal com massas leves.

Divulgação

Nederburg Heritage Heroes the Anchor Man Old Vines Chenin Blanc

Aromas de damascos e pêssegos brancos, floral e cítrico, com notas de especiarias. Amadurece 9 meses em barricas e é delicioso com frutos do mar, peixes frescos, aves, vitela, massas e saladas.

Divulgação

Espumante Norton Extra Brut Branco

Elaborado pela renomada vinícola argentina Norton, este espumante de blend de Chenin Blanc e Chardonnay é produzido pelo método Charmat. Apresenta perlage fina e persistente. No nariz, tem aromas de frutas brancas e flores. Acompanha aperitivos, saladas e queijos.

Divulgação

Espumante Norton Brut Rosé

Elaborado em Mendoza com as uvas Chenin Blanc e Pinot Noir, tem intensos aromas de morangos e mirtilos. Elegante e delicado, é perfeito com antepastos, saladas e queijos.

Divulgação

Nederburg Noble Late Harvest

Vinho de sobremesa elaborado com uvas botritizadas (podridão nobre). Apresenta aromas de mel, tangerina, abacaxi e pêssego. Harmoniza com sobremesas.

Divulgação
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo