Gastronomia

Probiótico, aliado da longevidade e mais: por que você deveria incluir o missô na sua alimentação

Conheça os benefícios que o ingrediente, feito a base de pasta de soja fermentada e muito utilizado na culinária oriental, proporciona à saúde

O missô é um dos superalimentos mais estudados, segundo especialistas em longevidade. A afirmação é do médico especialista em longevidade da clínica espanhola Sha Wellness e autor do livro Young at Any Age, Vicente Mera. O especialista é uma eminência na área de medicina da longevidade, já viajou ao Japão em busca de hábitos relacionados à vida longa e estudou bastante sobre alternativas para viver melhor e envelhecer bem.

Em seu livro, ele dedica várias linhas a este superalimento que é fervorosamente recomendado por nutricionistas e outros especialistas, como o doutor Olivier Courtin-Clarins, que também confirma que os ingredientes fermentados à base de soja são uma fonte importante de probióticos com efeitos positivos para o sistema imunológico. Para Mera, essa pasta feita com soja fermentada, sal marinho e cogumelo koji, além de fornecer 20% de proteínas, é uma fonte imensa de minerais e vitaminas. “É um alimento barato, saboroso, que pode ser combinado com outros vegetais que se deseje consumir ao mesmo tempo”, completa o médico.

Além de ser probiótico, o missô sacia
O fato de ser probiótico favorece a digestão e o equilíbrio da flora intestinal (tão necessária para a saúde em geral). O especialista acrescenta duas outras vantagens que também o tornam um aliado quando se quer perder peso: o missô é saciante e ajuda a limpar o organismo de toxinas. Além disso, lembrando as palavras da farmacêutica Elisa Escorihuela quando falamos com ela sobre a sopa de missô, o ingrediente contém carboidratos de absorção lenta que cuidam da saúde do nosso pâncreas e, portanto, favorecem esse efeito de saciedade mencionado pelo médico.

Ele desacelera naturalmente o envelhecimento
Pode parecer pouco comum do ponto de vista dos costumes ocidentais, mas Mera afirma que uma das recomendações que faz a todos os seus pacientes preocupados com o processo de envelhecimento é tomar uma sopa de missô todas as manhãs. Além disso, neste momento do dia, os efeitos sobre o apetite são melhor aproveitados. No Japão, é uma prática habitual muito benéfica. “O missô tem um efeito direto sobre o envelhecimento, especialmente perceptível na pele e nas funções cognitivas”, acrescenta. A médica Mar Mira recomenda trabalhar a pasta de missô com uma colher de água quente e adicionar tofu, algas, cebolinha ou alho-poró. “É um prato cheio de lactobacilos e bactérias do tipo bifidus, presentes no intestino dos seres humanos”, explica.

Os alimentos probióticos também favorecem a saúde vaginal

Outra boa notícia sobre o missô, como alimento probiótico, é que ele é um reforço natural para a flora vaginal, como aponta Perla Aldama, ginecologista das Clínicas EVA. A especialista refere-se à importância de incluir esses alimentos para favorecer a saúde da vagina.

Outras maneiras de incorporar o missô na dieta

Além da tradicional sopa de missô, que também é feita com tofu e algas, o missô tem muitas possibilidades que permitem incorporá-lo à dieta em outros momentos do dia, como almoço ou jantar. Laura Parada, nutricionista da clínica Slow Life House, em Madri, incorpora o ingrediente em suas refeições cobrindo um filé de atum vermelho com pasta de missô e, depois, com sementes de gergelim antes de dourá-lo dos dois lados com um pouco de óleo. Este tataki de atum vermelho acompanhado de vagens, vinagre de maçã, sal e pimenta é um jantar perfeito.

Outra alternativa é preparar um molho caesar para saladas saudáveis com pasta de missô. Lembremos a receita da nutricionista Maroussia Sampsidis, da Sisterhood Nutrition, na qual este molho é feito com missô branco, castanhas de caju, alho, mostarda, alcaparras, suco de limão e levedura nutricional.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo