A cabeleireira e maquiadora Ivana Primorac conheceu a diretora de cinema da Barbie, Greta Gerwig, no Zoom, um ano antes das filmagens começarem. Toda terça-feira, a dupla se reunia com a designer de produção Sarah Greenwood e a figurinista Jacqueline Durran para tentar responder à mesma pergunta: como representaremos a boneca mais icônica do mundo na telona?
“Temos todas as bonecas como pontos de referência, então como transformamos humanos em bonecos? Discutimos isso longamente”, disse Ivana exclusivamente à GLAMOUR. “Mas sempre foi muito divertido porque éramos livres para contribuir com todas as nossas ideias.”
A princípio, Ivana pretendia recriar um brinquedo – algo que tivesse uma “aparência de plástico” no cabelo e na pele. “Eu pensei que era sobre o brilho e a perfeição de algum tipo, isso não é mundano e não é humano”, diz ela.
Ao longo do planejamento, discussões e mudanças no roteiro, Ivana descobriu que a perfeição da Barbie não precisava ser tão literal. Depois de alguns testes, ela rapidamente descartou a aparência fantástica e plástica das bonecas e abordou a Barbie de um lugar muito mais fundamentado.
“O que percebemos é que a boneca Barbie representa a melhor versão de si mesmo”, diz ela. “Se você pensar em qual seria a melhor versão de si mesmo, seria quando seu cabelo estivesse mais bonito, quando sua pele estivesse livre de manchas. Seu cabelo tem a cor que mais combina com você. Não é no brilho do plástico – o plástico era apenas um material do qual as bonecas eram feitas”.
Em vez disso, ela decidiu se concentrar nas proporções e prestou muita atenção aos detalhes menores, como suavidade e cor da pele, para transmitir a perfeição das bonecas Barbie.
“O cabelo da boneca é magnífico e tem a largura dos ombros, então é sempre um pouco mais magnífico do que qualquer ser humano jamais poderia ter”, diz ela. “E a pele se iguala a tudo. Não é necessariamente de plástico, mas é tudo bem-acabado. Os cotovelos, joelhos e calcanhares – aquelas coisas desajeitadas como as solas dos pés, quando ficam um pouco secos e sujos – as bonecas não têm isso. Portanto, prestamos atenção extra a isso, em vez de fazer com que qualquer um dos membros do elenco pareça plástico e falso”.
Atenção de alto nível aos detalhes significava que cada Barbie e Ken precisavam de penteados e maquiagem personalizados. Ivana também descartou a ideia de fazer todas as bonecas parecerem iguais.
“Cada Barbie e Ken, nós projetamos individualmente”, diz ela. “Desenhamos a maquiagem, o tom de pele, tudo o que mais lhes convém. Todo mundo tinha sua própria equipe de cabeleireiros e maquiadores”.
O resultado foi o Super Bowl de cabelo e maquiagem – uma corrida maluca de manhã cedo para preparar e executar looks para um elenco de atores de primeira linha. Ou, como ela gosta de chamar, uma festa da Barbie.
“Acabou sendo um esforço de equipe, e era como uma festa todas as manhãs nas salas de maquiagem e cabelo, porque todos estavam se arrumando juntos”, diz ela. “Você raramente aborda um ator da cabeça aos pés. Normalmente, você não precisa fazer a pessoa inteira para se tornar o personagem.”
Claro, a profissional estava à altura da tarefa. Veterana no departamento de cabelo e maquiagem, ela ganhou indicações e prêmios por seu trabalho em filmes como Atonement, Sweeney Todd e The Reader. Apesar de tudo isso, Ivana admite que está “orgulhosa demais” da Barbie. “Eu pude vê-la novamente na estreia e devo dizer que é muito emocionante ver o quanto as pessoas gostam”, diz ela.
Aqui, ela detalha os principais momentos de beleza do filme da Barbie, incluindo a maquiagem de Margot Robbie, o bronzeado perfeito de Ryan Gosling e os rabiscos faciais de Kate McKinnon – além do esmalte exato usado na famosa cena dos sapatos da Barbie.
Ivana Primorac: São todas perucas. Tínhamos que ter 18 perucas para ela, perucas completas. E além disso, tínhamos algo como 30 apliques. Apliques esses que seriam empilhados em cima para criar volume, mechas que criariam comprimento. Uma das perucas de viagem que ela usa na seção de acampamento da viagem para o mundo real é tão longa que ela só conseguiu usá-la algumas vezes porque era muito pesada. Ela também usa em outra pequena seção no começo, acho que foi em uma das cerimônias de premiação do mundo da Barbie, mas conseguimos que todos eles apresentassem essa glória do cabelo da Barbie.
Quando o trailer saiu, um grande momento viral foi quando Margot saiu dos sapatos da Barbie. Como você fez os pés dela parecerem tão perfeitos?
Isso foi interessante porque, obviamente, foi roteirizado e parte da coisa da boneca. Eu pensei que era tão inteligente no roteiro, eles estão sempre na ponta dos pés. Quando seus pés ficam chatos, de repente a história começa. Então sempre soubemos que teríamos que filmar aquele momento e as cenas que se seguem. Fizemos isso e pensamos, se os pés de Margot não parecem bons o suficiente, temos que pensar em algo.
Fizemos a maquiagem corporal especial para Margot para se adequar à pele. Ela era muito boa em manter os pés arqueados sozinha e de repente ficou evidente que seus pés são perfeitos. Enquanto estávamos filmando, eu disse: “Se for necessário, darei notas a Greta para lembrar na edição que eles podem arrumar as coisas”. Então, todos nós concordamos e ficamos relaxados sobre isso.
Filmamos e, depois de olharmos para ela, era realmente perfeito. Eu estava preocupada com o calcanhar e o dedo do pé e com a ruga no dedo do pé, mas finalizamos os pés dela tão bem com toda a maquiagem e cor do corpo. Nenhum de nós tem a cor de pele uniforme, nossa cor de pele varia um pouco, e uma vez que fizemos isso, os pés dela ficaram tão perfeitos.
Qual foi o esmalte que você usou nos pés dela?
Usamos o Naked da Glossify nos dedos dos pés.
Quando você está trabalhando com maquiagem corporal, os atores seguem um regime de cuidados com o corpo?
É incrível como todo o nosso elenco foi profissional e trabalhador, mas principalmente Margot, porque ela queria ajudar no processo de não ter longas chamadas de maquiagem pela manhã. Ela faria muitos preparativos sozinha em casa. Havia toda uma preparação e regime de pele, mas ela mesma o seguia religiosamente, para que tivéssemos uma maquiagem mais rápida pela manhã. Teríamos uma boa esfoliação, um bom hidratante corporal.
O problema com a maquiagem de corpo era que não podíamos transferi-la para as roupas. Tivemos que procurar por algo que tivesse a cor e o acabamento que queríamos. Que não iria craquelar, não iria rachar, era imperceptível e de aparência elegante, e da cor certa, mas também não iria sair em todas as roupas brancas e pastel. Fizemos maquiagens corporais personalizadas para todos porque a pele de todos era um pouco diferente e algumas pessoas são mais sensíveis a certas coisas.
Como você criou o look de maquiagem da Barbie?
O visual da Barbie Margot foi a pele de pêssego mais saudável de todos os tempos. Havia iluminadores especialmente escolhidos para o contorno dos olhos, ao redor da boca e do nariz, então conseguimos o formato mais bonito para o rosto dela.
Também tínhamos sobrancelhas feitas sob medida. Nós alongamos as sobrancelhas, então a proporção do olho e da sobrancelha mudou. Isso subliminarmente ajuda muito. Não usamos cílios postiços; usamos uma máscara para cílios que alongou e deixou os cílios dela separadinhos. Mas com a sobrancelha mais longa, o formato do olho cresceu. Destacamos os cantos dos olhos dela com algo bem brilhante para captar a luz.