Moda

Existe um colete ‘feminista’ que nunca sai de moda: descubra a história

O colete de alfaiataria está nas redes sociais das meninas mais fashionistas e nas araras das lojas no último ano. Mas, você sabia que essa peça que surgiu como parte da vestimenta oficial da corte inglesa no século 17 e é um símbolo da luta feminista?

O colete de alfaiataria é uma das peças mais emblemáticas da moda. Usado tanto por Diane Keaton quanto por Hailey Bieber, ele foi um importante instrumento de luta contra a sociedade patriarcal em dois momentos da história: no começo do século 20 e durante as décadas de 70 e 80, ou seja, acompanhando as duas primeiras ondas do feminismo. E ele voltou com tudo.

A história do colete de alfaiataria
Há relatos que o colete surgiu na Roma antiga, como uma proteção aos soldados nas guerras. Mas a peça da maneira como conhecemos, sem mangas, com os botões na frente e feita com tecidos de alfaiataria surgiu no século 17 na Inglaterra como vestimenta oficial dos homens da nobreza.

Até o século 19, ele era usado restritamente pelo público masculino; somente na virada do século 20, que as mulheres passaram também ter a peça no guarda-roupa. Sempre combinados com as calças compridas, esse look virou um símbolo de protesto feminino. Ao usar o visual originalmente destinado aos homens, as mulheres demonstravam que queriam ter os mesmo direitos concedidos a eles.

Essa tendência de comportamento traduzida na roupa durou pouco e o colete de alfaiataria voltou a fazer parte do vestuário masculino, principalmente usado com ternos.

Foi só com a radical mudança dos costumes que o mundo passou em 1960 e com o começo da segunda onda feminista que o colete de alfaiataria começou a dar pistas de que voltaria para as mulheres. Dito e feito, em 1970 ele retornou para a moda feminina e virou um hit total e absoluto até o começo dos anos 1990. Ele representava, de novo, esta mulher que lutava contra a sociedade patriarcal.

Uma das figuras femininas que mais usava os coletes de alfaiataria é a musa eterna Diane Keaton, com uma elegância e despojamento que é só dela, seus looks da época são fonte de inspiração até hoje.

Como usar
O colete de alfaiataria é versátil, ele pode ser usado nos ambientes mais formais possíveis (como no trabalho ou em uma festa chique) e também nos mais despojados, como num date ou num bar com as amigas. Veja inspirações.

Nas versões feitas com tecidos de fibras naturais, o colete ganha uma visual mais casual, perfeito para ser usar no dia a dia. Combinado a shorts, tênis e papetes, a peça ganha um look descolado e moderno.

De tão na moda que estão, você pode encontrar os coletes de alfaiataria em boa parte das marcas com bastante variedade de preço.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo