Naked dress está em alta, e pode fazer parte de seus looks. (Reprodução/Pinterest)
O naked dress voltou com tudo! Depois de ter sido destaque em 2022, tudo indica que ele não deve ser deixado de lado: neste ano, por exemplo, Florence Pugh apareceu com uma versão fluída lilás da Valetino (semelhante ao rosa da grife que ela usou há alguns anos), e Dua Lipa usou uma versão fishnet brilhante da Bottega Veneta, na pré-estreia da Barbie.
Florence Pugh no desfile da Valentino na Semana de Alta-Costura em Paris (@florencepugh/Reprodução)
Esse retorno foi visto também na mais recente temporada de alta-costura, nos desfiles de Schiaparelli, Jean Paul Gaultier e no street style. A transparência veio em brilhos, corsets e no outwear. Nós, meros mortais, dificilmente vamos usar estes exemplos. Entretanto, é possível aderir de formas mais “democráticas”. Juliana Maddeira, stylist e produtora de moda, trouxe maneiras mais usuais para se jogar na tendência.
Atualmente, vivemos um período em que grandes tendências chegam com muita força e somem, do nada. Sabemos que a moda é cíclica, mas é possível aderir ao hype e reinventá-lo futuramente.
“Embora seja uma referência aos anos 1990/2000, o naked dress também pode ser reinterpretado e adaptado para se adequar às tendências contemporâneas, tornando-se uma peça atemporal”, explica Juliana Maddeira. “A atemporalidade dessa peça dependerá de como é usada e reinterpretada ao longo do tempo.”
“Opte por peças com camadas transparentes, com sobreposições de tecidos leves e transparentes. Isso permite um toque sutil da tendência sem expor demais a pele”, sugere a stylist.
Peças com detalhes em tule, como mangas ou decotes, garantem uma dose certa de sensualidade, mas sem perder a sofisticação e até um certo romantismo. “Vestidos com uma camada de tule por cima também são uma opção elegante”, garante a especialista.
“Peças com rendas delicadas podem trazer uma aparência semelhante ao naked dress, mas com um toque mais romântico”, pontua a expert. Invista em vestidos que tragam detalhes estratégicos de transparênca em renda.
Looks para te inspirar a usar transparência: abuse dos detalhes. (Instagram/@xoxotsumi/Reprodução)
Que tal adicionar detalhes transparentes em seus acessórios, como lenços, bolsas ou sapatos? “Isso permitirá que você se sinta confortável e ainda aproveite a tendência”, sugere Juliana.
(@in_fashionwetrust/Instagram)
Um vestido transparente com um blazer ou jaqueta funciona bem demais. “Criar uma sobreposição que dê um toque sutil de transparência é uma maneira mais discreta de aderir”, completa.
(Valentina Frugiuele/Getty Images)
O naked dress passa a ideia de que é uma peça que chama muita atenção, mas pode ser trabalhada com bijus e outros itens autorais. A stylist conta que isso, inclusive, é importante para criar um visual único. “Bijuterias como colares, brincos e pulseiras podem adicionar um toque de estilo e elegância ao look. Além disso, acessórios mais autorais, como cintos, faixas ou lenços, podem ajudar a adicionar mais criatividade e originalidade ao conjunto. A combinação de diferentes elementos pode resultar em um visual mais autêntico e personalizado”, aponta.
(Edward Berthelot/Getty Images)
Os vestidos transparentes são democráticos no quesito sapatos. Se sua intenção for usar com uma pegada rocker, se jogue nas botas. “Para uma vibe mais edgy e descontraída, escolha um par de coturnos pretos – ou com detalhes em metal para um visual mais ousado”, recomenda Juliana Maddeira.
Procurando uma forma mais casual? Os tênis trazem conforto e casualidade. “Eles proporcionam um contraste interessante com a sensualidade do naked dress, criando um estilo moderno e despojado. Opte por tênis brancos ou em cores neutras para manter a atenção no vestido.”
Agora, se a intenção é glamour, invista em plataformas. “Elas adicionam altura e sofisticação ao look. Invista em cores neutras, como preto ou nude, para manter o foco no vestido”. A atriz Jenna Ortega é uma adepta de naked dress rendados, ela costuma usar com saltos e casacos.