Moda

Por que uma designer holandesa está tricotando suéteres com cabelo humano?

Human Material Loop está transformando a indústria da moda com o cabelo humano

A Human Material Loop ganhou notoriedade ao fazer roupas com cabelos humanos. Ela espera transformar a indústria da moda transformando cabelo humano em tecido. Até agora, fez protótipos de casacos, camisolas e blazers de cabelo humano – com a esperança de que um dia as empresas de vestuário comprem rolos do seu material alternativo para os seus próprios designs.

A cofundadora Zsofia Kollar diz que é fascinada pelo cabelo humano como tecido. “O quanto nos preocupamos com nosso cabelo, mas depois que ele é cortado, ficamos muito enojados com ele”, disse ela.

Quando a pandemia de Covid-19 chegou, Kollar contou que teve ma crise de identidade como designer e decidiu corrigir o problema do desperdício na indústria capilar.

De acordo com o Human Material Loop, 72 milhões de quilogramas de resíduos de cabelo humano acabam em aterros europeus todos os anos, o equivalente em peso a sete Torres Eiffel.

“É um grande fluxo de resíduos que atualmente não tem solução escalável”, disse Kollar. Ela, ainda, acrescenta que a maioria dos países queima estes resíduos e que muitas soluções alternativas não são amigas do ambiente ou não são adequadas para serem amplamente utilizadas.

Kollar também explica que usar o tecido capilar não é muito diferente de tricotar um suéter com qualquer outro material. Os cabelos curtos são fiados e transformados em um fio contínuo para formar um fio e depois tingidos com pigmentos puros. Kollar disse que à medida que a empresa aumenta a produção, ela pode tingir o fio ou o tecido, dependendo do que for mais eficiente.

O primeiro protótipo do Human Material Loop foi um suéter com toque de lã. “Eu precisava fazer um produto com o qual as pessoas pudessem se identificar, e o suéter era um dos protótipos mais viáveis ​​que poderíamos fazer, mas também o mais identificável”, disse ela.

“Sabemos que usar cabelo humano em nossos corpos ainda não é algo para o qual a maioria das pessoas esteja preparada”, completou.

A Human Material Loop obtém seu cabelo de salões de beleza na Holanda, Bélgica e Luxemburgo, usando cabelo cortado ou quebrado porque diz que não contém DNA nuclear que possa identificar um indivíduo.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo