Há cinco anos assinando os perfumes da Burberry, o francês Francis Kurkdjian já passou por casas como Jean Paul Gaultier, Narciso Rodriguez e Elie Saab. Mas, garante que foi simples integrar o time de criativos da casa britânica. “Alguém de dentro da marca, de quem não me lembro o nome, me chamou para almoçar e foi muito agradável”, diz. Foi nesse almoço, aliás, que o convite foi formalizado.
Com expertise de mais de 25 anos no ramo da perfumaria, acaba de criar o Her, primeiro perfume da grife inglesa depois de Riccardo Tisci assumir o posto de diretor criativo. “A mulher brasileira vai adorar a novidade, é uma essência que cola na pele”, garante. Jovem, divertida e com campanha estrelada pela modelo Cara Delevingne, a fragrância chega por aqui apenas no ano que vem, mas Francis já adiantou o que podemos esperar. Confira na entrevista abaixo.
Como é o processo de criação de um perfume?
Ao contrário de muitos perfumistas, eu não imagino uma mulher que vai usar um perfume, mas o sentimento que o seu cheiro vai passar. No caso de Her, me deram alguns elementos: Cara Delevingne, que é o rosto da campanha, e a cidade de Londres. A partir daí me fiz algumas perguntas: se essa mulher fosse um cheiro, qual seria? Essa fragrância é jovem, fresh, divertida e um pouco debochada. Eu imaginei Cara dentro de um ônibus e eu sentado ao seu lado: como eu me sentiria ali? Acho que a resposta é o cheiro de Her.
Esse é o primeiro lançamento de perfumaria depois de Riccardo Tisci ter assumido o posto de diretor criativo da Burberry. O que muda?
Na verdade, ela tem muito do DNA da marca. Você não percebe uma quebra abrupta das demais fragrâncias para esta. O Tisci respeita muito a história da marca e eu também. É uma continuação do negócio, na verdade. Entretanto, ele tem um tom de celebração, de novidade. É fresco, floral e frutado. Suas notas do topo são framboesa, groselha e amora. Divertido, certo?
Totalmente. No começo do mês perguntei aos meus seguidores no Instagram qual era o cheiro que eles mais gostavam e a maioria das pessoas que respondeu, associou esse cheiro à uma memória afetiva. Qual é a relação entre cheiro e afeto?
Cheiro e afeto estão extremamente ligados. Nosso cérebro está dividido em diferentes regiões de memória: existe a área da memória visível, da memória auditiva e da memória olfativa. São locais diferentes do nosso corpo. A memória olfativa é a única indestrutível e é capaz de se renovar. Quando temos 6 meses de idade ou até menos já estamos captando lembranças dos cheiros dessa época – basicamente das nossas mães. Então quando você me diz que há uma relação entre o que amamos e os cheiros dessas coisas é porque quando cheiramos algo, registramos tudo o que está em volta desse algo. É instantâneo: você sente um cheiro e tudo o que você sentiu quando o percebeu pela primeira vez, volta. A memória olfativa desbloqueia outras memórias. Bonito, não?
Muito! Sou muito fiel à cheiros e quase nunca mudo de perfume. Você tem dicas para pessoas que estão buscando uma nova fragrância?
Nós precisamos de mais pessoas como você, na verdade, então, não tenho nenhuma dica. Por que essas pessoas mudariam de perfume? É como: estou feliz com o meu namorado, vou mudar. E, mesmo se você quiser mudar, deve fazê-lo quando encontrar um novo e se apaixonar.