Você lava, tonifica, aplica o sérum, um creme de contorno para os olhos, hidrata e trata a pele. Por que deveria ser diferente com os cabelos? Foi a partir dessa reflexão que a Sisley, marca francesa conhecida pelos produtos à base de extratos botânicos, decidiu aplicar sua expertise em skincare aos cabelos.
“Nós percebemos que o couro cabeludo tem as mesmas preocupações que a pele, porque eles são afetados pelos mesmos fatores: estresse, poluição, envelhecimento genético. E os fios são o reflexo da saúde do couro cabeludo”, explica Christine d’Ornano, filha do casal Isabelle e Hubert d’Ornano criador da marca (em 1976) que, apesar da dimensão (são mais de 5 mil funcionários pelo mundo e uma presença em quase 100 países), continua fiel ao DNA familiar – um rápido tour pelo spa em Paris revela a decoração marcada por objetos do acervo pessoal de Madame d’Ornano, que aos 80 anos ainda bate o cartão diariamente no QG da marca na Avenue de Friedland, em Paris.
E se o haircare é o novo skincare, no que depender da Sisley, o ato de lavar os cabelos deve ser um prazeroso ritual – o nome, Hair Rituel by Sisley, não poderia ser mais acertado. Aqui, o lavar é também tratar, tanto que os dois shampoos, à base de óleo de camélia (para volume) e óleo de macadâmia (o disciplinante), foram batizados de “soins lavants”. Já o condicionador conta com proteínas de algodão que suavizam as escamas e melhoram a resistência, e a máscara aos quatro óleos vegetais (karité, macadâmia, camélia e avelã) nutre a fibra eliminando as pontas duplas e trata o bulbo capilar para reforçar os fios desde a raiz. Para finalizar, o Huile Précieuse (uma associação de óleos de maracujá, karité, algodão e moringa) reestrutura o comprimento e cria um filme em torno da fibra. Mas a menção honrosa fica para o Sérum Revitalizante e Fortificante.
i“É um produto que trata o couro cabeludo. Você aplica dia sim dia não durante dois ou três meses e você verá o cabelo nascer mais forte e grosso. E a aplicação também garante um pouquinho de volume. Sabe, quando o cabelo descola um pouco da raiz?”, conta Christine, dona de cabelos claros e fininhos, que testou, assim como cada membro da família (até as crianças) todos os produtos durante os cinco anos de desenvolvimento. “Ele age nas células-tronco do folículo piloso, regenerando-o”, explica Jose Ginestar, diretor científico da marca. A ação tipo shot de juventude, tem outro efeito bônus: a diminuição do crescimento de cabelos brancos.
Testei o protocolo global de tratamento (no Brasil, ele será disponível no Studio W – Wanderley Nunes foi escolhido como embaixador da marca no país) e fiquei surpresa ao constatar que as pontas naturalmente mais claras do meu cabelo (devido ao sol e e outras agressões físicas) haviam escurecido, resultado de uma regeneração profunda. Para quem é exigente no quesito perfume, saiba que, assim como todos os produtos da marca, os itens da linha capilar também contam com um perfume natural, resultado da alquimia de essências botânicas presentes, na qual predomina o delicado aroma de mimosa.