Os shampoos sólidos causam desconfiança à primeira vista: as barrinhas, apesar de simpáticas, podem não nos convencer de que têm os ingredientes ou tecnologia necessária para cuidar bem dos nossos fios. Mas seu funcionamento é muito mais simples — e eficaz — do que poderíamos imaginar: elas agem exatamente da mesma maneira que as versões líquidas, limpando os fios de resíduos e deixando os cabelos mais brilhantes.
No mercado desde 2016, os shampoos sólidos começaram a fazer sucesso tanto por causa da Lush, que patenteou sua querida fórmula, quanto por causa do mercado da saboaria e da cosmologia natural que não parou de crescer no Brasil. Essa área ainda não é regulamentada por aqui, mas muitas marcas e pesquisadoras ganharam atenção por serem experts no desenvolvimento de seus produtos — que você pode conhecer em um guia de compras no final dessa matéria.
Listamos aqui os benefícios de fazer essa troca de formato, para você e para o mundo.
Eles são menos poluentes
Já imaginou quantos potes e tubos de shampoos são usados mensalmente no Brasil? Vale anotar alguns dados sobre o tema: de acordo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), esses produtos capilares representam 90% do consumo de cosméticos. Esse é o principal motivo pelo qual os shampoos sólidos atraem a atenção de pessoas que se interessam em ter uma melhor relação com o meio ambiente, já que diferentemente dos shampoos tradicionais, eles não têm embalagens ou têm embalagens reduzidas. O problema ambiental referente às garrafas, principalmente as de plástico, é realmente assustador: a Euromonitor estima que até 2021 seu número chegue a 583,3 bilhões. Em 2016, menos da metade dessas embalagens vendidas foi reciclada, e apenas 7% foi coletada e transformada em novas garrafas. É isso mesmo: 93% dos 480 bilhões de garrafas de plástico vendidas em 2016 terminaram em lixões ou no oceano. Mesmo que a gente não possa transformar totalmente nossos hábitos de consumo, esse parece ser um ótimo lugar para começar!
Eles são perfeitos para viagens
Diferentemente das versões líquidas, eles não vazam e não existem restrições que impeçam seu embarque na cabine do avião. Eles são leves, pequenos e podem inclusive ser cortados em partes menores facilmente. Plástico das amenities dos hotéis? Evitados!
Eles podem transformar seu cabelo
Por causa de seus poderosos ativos concentrados, alguns dos sabonetes em barra dispensam formulas agressivas com sulfatos — um tipo de detergente perfeito para retirar a oleosidade, mas que nesse processo acaba levando embora a hidratação natural dos fios. Esse tipo de shampoo mais leve, que também existe em versões líquidas, virou queridinho de muitas cacheadas por darem um viço incrível no cabelo. Existem versões para quem não quer deixar os sulfatos para trás, e mesmo assim se beneficiar dos óleos e hidratantes fortemente presentes nos shampoos sólidos. “Como as barras não tiram tudo dos fios da mesma forma que os shampoos com detergentes, você notará uma diferença em como você sente seus fios depois de lavar”, contou Jamyla Bennu, criadora da label Oyin Handmade, especialista no produto.
Eles podem ser feitos em casa
Essa é uma das caraterísticas mais legais das barrinhas, pois elas permitem que você coloque a mão na massa e se relacione de forma mais próximas com os produtos que usa — além de saber ingrediente por ingrediente do que você está usando nos fios. Marcas como a Santo Sabão e a Ewé Alquimias oferecem oficinas e workshops de saboaria e cosméticos naturais, oferecendo o passo a passo ideal para você replicar em casa.