Quer coisa mais desconfortável do que o inchaço? O vestidinho, que estava perfeito até a semana passada, não fecha mais; do nada, aparecem bolsas ao redor dos olhos; o tornozelo fica dolorido… O problema piora no verão porque nossos vasos sanguíneos dilatam e o e a circulação fica mais devagar – parte da água que compõe o sangue escapa e fica alojada sob a pele, dando origem ao edema.
Mas dá para combater a retenção hídrica com algumas medidas simples, como as sugeridas pelos profissionais da clínica multidisciplinar Roberta Niemeyer Concept, do Rio de Janeiro. O espaço caiu nas graças de Juliana Paes, Patrícia Poeta, Giovanna Ewbank e Glória Maria por causa do Total Body Detox, um protocolo que envolve massagens, chás detox, equipamentos e orientação nutricional para desinchar e reduzir medidas no curto prazo.
O poder detox das ervas. A aposta é um mix com alto poder antioxidante e que combate a retenção de líquidos: capim limão, chá-verde, canela, amora branca, cavalinha, centelha asiática e um toque de canela. Outra opção, perfeita para beber gelada: hibisco desidratado, canela e gengibre.
Drenagem linfática, clássico que funciona
Quando o objetivo é desinchar, essa massagem continua insubstituível: estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líqudos. “O grande diferencial da nossa clínica está em fazê-la da forma correta, com movimentos delicados. Drenagem linfática não pode deixar hematomas”, diz Roberta Niemeyer. Assim, procure um profissional qualificado e ficar atenta à sutileza dos movimentos.
Hidratar para desinchar
Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção, e desintoxica. Vale ressaltar: bebidas alcoólicas não contam, nem mesmo a cervejinha gelada. “Estamos nos referindo à água mineral, água de coco, sucos naturais… ou seja, líquidos que reponham sais minerais e atuam no bom funcionamento do organismo”, fala o endocrinologista Luciano Negreiros.
Alimentos do bem
Frutas e legumes ricos em água como a melancia, melão, abacaxi, morango, kiwi, pepino, aipo e chuchu, hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes. Eles devem fazer parte de uma dieta com carbos, proteínas e gordura do bem. “Inclua saladas com verduras, legumes, proteínas e porções de frutas na dieta. São escolhas inteligentes, capazes de fornecer energia e garantir o pique, agregando nutrientes de qualidade”, sugere o endocrinologista.
Inimigos declarados
Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados.
Mexa-se!
A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida – as mais recomendadas são as clássicas caminhada e a bicicleta. Uma nova técnica, porém, está ganhando espaço: a liberação miofacial. “Os movimentos feitos com rolos de espuma ajudam a intensificar o fluxo sanguíneo, entre outros benefícios, combatendo o inchaço”, diz o personal trainer Lico Martins.