Beleza

Aroma do futuro: a inteligência artificial invade a perfumaria

A partir de junho, usar um perfume criado por uma inteligência artificial (e não um ser humano) será realidade – e graças a uma marca brasileira. O Boticário é a primeira a se arriscar nesta seara com dois perfumes elaborados com a ajuda da Philyra, tecnologia desenvolvida pela IBM em parceria com a casa de composições alemã Symrise. Com uma base de dados de 1,7 milhão de fórmulas, além de informações como o número de vendas dividido por países e faixas etárias, a ferramenta é capaz de gerar misturas adaptadas às demandas do cliente – no caso de O Boticário, jovens entre 18 e 24 anos – em um tempo recorde. “Fiquei chocado quando vi o resultado”, confessa David Apel, perfumista da Symrise que participou do desenvolvimento.

Segundo ele, além de bem-feitas e com uma estrutura coerente, as composições têm algo de inovador graças ao uso de ingredientes que normalmente não são tão usados, como leite condensado, pepino e lichia. Após alguns pequenos ajustes manuais, os perfumes estavam prontos para o mercado, reduzindo o processo de desenvolvimento de três a quatro anos a apenas um, e eliminando a custosa etapa dos testes de consumidor. De olho no futuro, outras casas como Firmenich e Givaudan começam a desenvolver suas ferramentas: a primeira inaugurou um laboratório digital dedicado à inteligência artificial, e a segunda abriu as portas da sua Digital Factory em Paris.

MISTÉRIO VENEZIANO
No fim do século 19, o arquiteto Frederic Eden resolveu construir em sua propriedade, na ilha da Giudecca, em Veneza, um jardim inglês dos sonhos. Foi uma obra da vida toda, já que a terra pobre, embebida na água do mar, nunca ajudou no cultivo de plantas. A missão não só foi cumprida, como o estilo mais selvagem do espaço se manteve pelos sucessores de Eden, entre eles a princesa Aspásia da Grécia e o artista austríaco Hundertwasser. A perfumista da Hermès Christine Nagel se encantou pelo jardim de Eden quando soube da sua existência e foi lá que buscou inspiração para sua primeira criação olfativa: o novo Un Jardin sur la Lagune (R$ 544, 50 ml) da prestigiada linha da grife francesa. O perfume se distingue por um aroma sutilmente… salgado. “Na primeira vez que estive na ilha, senti um cheiro amadeirado e fiz questão de trazê-lo para a fragrância”, conta. A composição se revela, aos poucos, um retrato deste que é o maior jardim privado da região e inclui notas de magnólia, folhas de parreira e lírio de Madonna. “Me identifico com o jardineiro que respeita e compõe junto coma natureza”, compara a perfumista, criadora de um buquê fora do comum que chega às lojas brasileiras no próximo mês.

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