Beleza

Azul é a cor mais quente: aposte no tom para o make dos olhos

Você já viu (e provavelmente amou). De Cleópatra a Veludo Azul, de Debbie Harry à Madonna, passando por Olivia Newton-John, nos anos 80, o azul soube se infiltrar em todos os lugares até as pálpebras da princesa Diana.

Sombra azul – Anteprima (Foto: Imaxtree | Divulgação | Thinkstock)

“A década colorida terminada, e os tons de roupas de bebê da época pouco conquistaram a geração de mulheres seguinte, que não queria se parecer com suas mães”, explica Carole Colombani, maquiadora entrevistada pela Marie Claire França, sobre a decadência dos makes coloridos. Com Kate Moss e a onda do “no make up” na década de 90, o azul – assim como verde, laranja, roxo… – caíram em desuso e começaram a cair no reino do brega.

No entanto, cor mais fascinante não há. O tom mais distante das cores da pele humana, o azul permite uma série de variações quase ilimitadas, do céu ao cobalto, do Klein ao quase-roxo. “É a única cor infinita, está no mar ou no céu, um território de brincadeira e liberdade”, diz a color designer Mai Hua.

Guo Pei (Foto: Imaxtree)

“A maquiagem não é mais apenas uma arma de sedução, as noções de bom gosto e beleza evaporam em favor de valores de experimentação e diversão”, diz Mai Hua. Um pouco como nos anos 80.

Carole Colombani confirma: “Tudo o que entrou na categoria kitsch está de volta: lamé, pele falsa, veludo molhado … Em um mundo habitado por imagens, nosso olho se torna tolerante, e acontece que o azul é uma cor realmente fotogênica”.

Direto dos anos 80: make azul na passarela da House of Holland (Foto: Imaxtree)

“Ao contrário do que se acredita por aí, o azul se adapta a todas as cores dos olhos. Uma sombra no tom pode ser tão clássica quanto um batom vermelho ou um salto alto. E dá para “acessorizá-la” com um toque de sombra ou lápis bem preto” diz Cindy Bertault, maquiadora da Nars.

Como adotar? Quanto às sombras, as versões em creme em azul claro ou em marinho, para serem esfumadas em toda a pálpebra, com um toque de preto ou marrom no côncavo. Outra opção é lançar mão dos lápis, mais fáceis de manipular para criar um esfumado discreto, só no canto do olho.

Em turquesa no desfile da Shoji (Foto: Imaxtree)
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo