Mented Cosmetics. Já as gigantes MAC e Make Up For Ever criaram, no começo dos anos 90, um portfólio de mais de 40 tons em sua gama de produtos profissionais.
Hoje, a reação da consumidora é imediata. Recentemente, a nova-iorquina Tarte Cosmetics se desculpou publicamente após lançar uma nova coleção de bases com 15 tonalidades, sendo que apenas três delas não eram claras.
A mudança de paradigma já pode ser vista nas prateleiras mundo afora. Tanto marcas mais acessíveis como Maybelline e L’Oréal quanto as premium como Lancôme e Estée Lauder passaram a disponibilizar mais de 30 cores em seus últimos lançamentos de base.
A Dior também já reviu sua linha de make. No backstage do desfile da coleção cruise 2019, em maio passado, o diretor artístico de maquiagem da grife, Peter Philips, apresentou uma nova série de bases com uma enorme gama de cores, incluindo amais escura já desenvolvida pela maison.“Meu objetivo era oferecer 40 cores para seis diferentes subtons de pele, permitindo que cada mulher encontre a melhor combinação entre tom e fundo”, explica.
Por aqui, as empresas de beleza começam a disponibilizar um número bem maior de bases em seu portfólio, caso da californiana NYX Cosmetics, que voltou ao País no ano passado trazendo uma linha com 30 cores – dessas, 13 foram pensadas especialmente para as peles negras. “Não é uma estratégia de mercado e sim um mindset. O Brasil desempenha um papel fundamental no mercado de cosméticos mundial devido ao seu tamanho e à sua diversidade étnica e cultural”, diz Kou Kin Villegas, diretor da NYX no País. Avon, Natura e Vult têm linhas com mais de 16 opções de tons, enquanto a americana Mary Kay trouxe 17 opções de cores de sua linha Timewise. Pequenos passos para o que promete ser, finalmente, um novo padrão da indústria de beleza.
A PELE QUE HABITO
Com quantos tons se faz uma linha de bases em 2018? Confira alguns lançamentos
NYX
A marca californiana já chegou ao Brasil com 30 tons da base Total Control Drop (R$ 62) – 13 deles feitos especialmente para as peles negras
KAT VON D
Famosa por suas fórmulas veganas e cruelty-free, a Kat Von D Beauty trouxe, em sua volta ao Brasil em setembro do ano passado, todos os 30 tons já lançados da sua base Lock-it (R$ 205)
FENTY
Além de uma gama de 40 tons – dez deles para peles negras –, a base da Fenty Beauty (US$ 34), marca de make de Rihanna, tem quatro variações para suprir diferentes subtons
DIOR
A base Backstage Face and Body (R$ 215), última novidade da marca francesa, traz uma linha com 40 tons – incluindo a mais escura já desenvolvida pela maison
ESTÉE LAUDER
Acampeã de tons do mercado atualmente – e também uma das mais vendidas do mundo – é a Double Wear (US$ 42), da Estée Lauder, com 54 tons, que foram lançados ao longo dos anos