Com apenas 3 anos de experiência, a carioca Maia Boitrago é, hoje em dia, um dos nomes mais procurados de celebridades brasileiras para trançar seus cabelos.
Taís Araujo é uma de suas maiores entusiastas e incentivadoras, foi ela quem levou Maia foi ao Projac, na Rede Globo, pela primeira vez. Durante um período, Maia ficou responsável por todos os penteados da atriz e apresentadora no programa Popstar. “Coloco minha personalidade no que faço, cada trança leva a minha assinatura”, diz a trancista.
Dona de tranças volumosas, que ostenta no tom de rosa, especialmente escolhido para a o shooting da revista, Maia conta que nem sempre exibiu seus cabelos com orgulho, “Me achava horrível, não aceitava meus fios crespos e só convivia com gente de cabelo liso”, lembra. “Decidi usar as tranças pela primeira vez para encobrir uma coisa que eu não gostava, mas hoje as enxergo de uma forma completamente diferente. Não é só um fator estético, elas carregam cultura, aceitação e identidade”, conta.
Uma das primeiras clientes de Maia, a cantora Iza, estava no mesmo processo de aceitação capilar quando começou a trançar seus cabelos. “Vinha redescobrindo o valor dos meus fios como eles são – e Maia teve tudo a ver com esse processo”, diz Iza. Todas essas transformações tiveram como palco o salão improvisado de Maia, que fica em seu apartamento, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Maia conta para a Vogue que agora deseja abrir um salão especializado em crespos, além de ministrar cursos de cabelos afros e tranças. “Sempre penso que, se eu tivesse nascido com os fios lisos, nunca teria encontrado a minha vocação na vida”, finaliza.
Todos os detalhes você confere na matéria “A dona das tranças”, de Bárbara Öberg, na edição de abril da Vogue Brasil, que chega às bancas no dia 28 de março.