Beleza

Esgotamento nervoso? Saiba como evitar a Síndrome de Burnout neste ano

Trabalhar longas horas, responder Whatsapps até tarde… Demandas como essas podem culminar no esgotamento nervoso relacionado à vida profissional. “A Síndrome de Burnout é um processo que se inicia com a tensão no trabalho, podendo levar a uma condição crônica de estresse e ao esgotamento físico e mental”, explica Cristiane Pertusi, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Coaching de Carreira. Se não for diagnosticada corretamente, segundo ela, pode ser confundida com doenças como a depressão. “As reações acontecem quando as demandas são maiores do que o sujeito suporta”, informa Leonard F. Verea, psiquiatra especializado em Medicina Psicossomática e Medicina do Trabalho. Você acha que está se estressando demais no escritório? Fique atenta a alguns sinais e lance mão de estratégias de defesa, como as recomendadas aqui por Cristiane Pertusi e Leonard F. Verea.

Preste atenção nas mensagens que seu corpo manda
Cansaço constante, dores musculares, dores de cabeça e resfriados, pressão alterada, problemas gastrointestinais, má qualidade do sono, irritabilidade, ansiedade, desânimo ou qualquer distúrbio que persista por mais de que quatro a cinco dias devem ser entendidos como sinais de alerta.

Coloque o que a incomoda para fora
Muitas vezes deixamos de falar uma coisa que não nos agrada em algum colega de trabalho para evitar constrangimento. Não é para sair brigando, mas sim descobrir uma maneira de se colocar para essa pessoa. Se essa emoção negativa fica reprimida, seu organismo acaba encontrando uma maneira de colocá-la para fora – na forma de doenças psicossomáticas.

Tenha um propósito
Uma das causas mais comuns do esgotamento profissional é a existência de um espaço entre o que a pessoa está fazendo e o que ela realmente gostaria de fazer.

Elimine trabalhos desnecessários
Será que você está realizando tarefas que poderiam ser simplificadas ou até mesmo eliminadas? É comum que isso aconteça, gerando trabalho em excesso e cansaço. Por isso, é importante parar para avaliar tudo que está sendo feito e delegar as atividades menos importantes.

Organize-se
A organização ajuda a ter um dia de trabalho mais produtivo. Fazer um check list e preparar a agenda no dia anterior ajuda a otimizar o dia seguinte. Mas é preciso cumprir a lista.

Aprenda a dizer “ou” em vez de “e”
Venha ela do chefe, do mercado ou de você mesmo – a pressão é inevitável. Quem se cobra muito, se frustra na mesma medida. O resultado, porém, não é uma rotina repleta de satisfações, mas um sentimento de culpa por não conseguir dar conta de tudo. Não se pressione para ser perfeita, infalível – a Mulher Elástico só existe na ficção!

Cuide do seu bem-estar
Aumente o convívio com amigos, pratique atividades relaxantes, dance, veja filmes, escute música, leia, dedique tempo aos seus hobbies. Tenha um tempo para só você – a maioria das pessoas confunde o tempo para família com o lazer. São coisas diferentes.

Procure ajuda profissional
Se a situação ameaça fugir do controle, o indicado é ter o acompanhamento e a orientação de um profissional competente que possa ajudá-la a se reequilibrar.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo