Beleza

Guia do chá: o melhor tipo para cada momento

Na onda da alimentação natural, a procura pelo chá cresce no mundo inteiro – é a segunda bebida mais consumida, só perdendo para a água. No Brasil, a popularidade ainda não é tão alta, mas tende a aumentar na esteira da busca por bebidas funcionais, que trazem benefícios extras à saúde. “É uma ótima forma de aumentar o consumo de líquidos durante o dia, principalmente quando está mais frio, e trazem zero caloria se consumidos sem adição de açúcar”, diz Bianca Naves, nutricionista da NutriOffice, de São Paulo. Preparados com raízes, folhas, flores, ervas ou frutas, trazem inúmeras propriedades nutricionais – para adquiri-las, três xícaras por dia são suficientes. Outro ponto importante: quanto mais natural, mais benéfica é a bebida. Para tirar o máximo proveito, confira a melhor hora para consumir cada tipo de chá.

Chá verde
Assim como o preto e o branco (abaixo) é proveniente da Camellia sinensis e ganhou fama de auxiliar no emagrecimento “Estudos feitos na Ásia parecem demonstrar relação com o controle de peso”, diz Erica Schattka, nutricionista do SuperPrix, do Rio de Janeiro. Rico em antioxidantes, catequina e cafeína, protege as células dos radicais livres e acelera o metabolismo. Ótimo para dar pique, deve ser evitado à noite para não atrapalhar o sono.

Chá preto
Tem mais cafeína do que o verde e o branco (mas menos do que o café), além de L-teanina, aminoácido que ajuda a reduzir a ansiedade sem dar sono. “Melhora a capacidade de concentração, conforme avaliado em testes de atenção, e também aumenta a sensação de alerta”, fala Bianca Naves. Depois das 16 horas, deve ser evitado por quem tem maior sensibilidade à cafeína, que leva de seis a oito horas para ser metabolizada.

Chá branco
Colhido quando as folhas estão bem novinhas, é o que contém maior quantidade de flavonoides, poderoso antioxidante, entre os provenientes da Camellia sinensis. Combate o envelhecimento precoce da pele, alivia sintomas de resfriado e auxilia na eliminação de toxinas nos rins. Ainda que em menor quantidade do que nos “irmãos”, a cafeína pode prejudicar o descanso noturno.

Chá mate
Antioxidante, tem minerais e vitaminas. É estimulante cerebral e ajuda a combater a fadiga muscular, sendo ótimo para quem pratica atividades físicas e para a saúde do coração. “Segundo uma pesquisa realizada pela USP, os polifenóis encontrados na erva ajudam a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias”, fala Erica Schattka. Por ter alto teor de cafeína, deve ser evitado a partir do meio da tarde por quem tem maior sensibilidade à substância.

Chá de gengibre
Ótimo depois da refeição, pois favorece a digestão. Estimulante, é uma boa opção aos chás ricos em cafeína — mas convém não beber à noite. “Ajuda a evitar doenças crônicas e inflamações, pois Impede o acúmulo de novas gorduras no organismo e reduz o nível de colesterol ruim no sangue”, informa Erica Schattka. Outro benefício: desobstrui as vias respiratórias, que sofrem nos dias mais secos de outono.

Chá de hortelã
Estimula as enzimas digestivas para melhor absorção de vitaminas e minerais, o que garante ao corpo uma nutrição saudável. Auxilia na imunidade e também reduz as taxas de colesterol ruim. Perfeito após a refeição, pode ser consumido de dia e à noite.

Chá de hibisco
“Reduz a pressão arterial, controla os níveis de colesterol, tem ação diurética, por isso também é procurado por quem quer emagrecer. Facilita a digestão e é usado para aliviar dores menstruais”, esclarece Erica Schattka. Livre de cafeína e outras substâncias estimulantes, pode ser consumido à noite.

Chá de camomila
O clássico “chazinho chama sono”, pois acalma e reduz a ansiedade. “Com sabor suave, agrada diversos perfis de consumidores e o fato de não ter cafeína faz com que seja ótimo para o período noturno”, diz Bianca Naves. Também ajuda na digestão — outro benefício para uma noite

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo