Uma misto de água floral com óleo essencial: os hidrolatos são substâncias naturais que podem ser incluídas na rotina de cuidados com a pele daqueles que buscam alternativas sustentáveis para o dia a dia. O hidrolato é a água resultante do processo de destilação de plantas aromáticas para obtenção de óleo essencial, e é feito exclusivamente de ingredientes naturais.
Diferente do óleo essencial, que tem uma concentração mais densa da planta, os hidrolatos são suaves e não tem contraindicação, sendo seguro para crianças e gestantes. Já as formas de uso são inúmeras, mas ele se difere por ser aplicado diretamente na pele, em especial para a hidratação e tonificação.
O hidrolato de rosa mosqueta, por exemplo, é usado para acalmar a pele e reduzir a aparência de linhas finas, deixando a pele radiante. Já o hidrolado de gerânio contribui para uma pele mais firme, mas também ajuda em situações de estresse e ansiedade.
“O hidrolato carrega consigo o mesmo potencial do óleo essencial da planta referente a ele. Portanto, os hidrolatos são uma forma muito rica de recebermos esse poder curativo da natureza,” destaca Yan Oberlander, aromaterapeuta, biólogo, professor e consultor científico da Oshadhi, marca especializada em óleos essenciais e vegetais, hidrolatos e sinergias.
“Nossos hidrolatos, como o de Rosa Damascena, Jasmim e Immortelle, podem trazer benefícios visíveis e duradouros, por exemplo a tonificação, auxílio na redução da vermelhidão, uma aparência radiante e saudável à pele. Além disso, proporcionam uma experiência aromática única com suas notas florais refrescantes”, completa Mariana Corrêa, gerente de Marketing da Oshadhi.
Por ser puro e natural, os hidrolatos são produtos que atendem a urgência de se pensar em sustentabilidade dentro do mundo da beleza. Na sua composição, não é encontrado ingredientes sintéticos, álcool ou outros aditivos artificiais. Isso porque, após destilado e separado do óleo, ele mantém os mesmos componentes voláteis da planta usada no preparo do produto.