Antes de começar a escrever esta coluna, olho ao redor: o tom de roxo pastel está na case do meu celular, na bruma Fix+, da M.A.C, que ganhou uma versão com aroma de alfazema, no esmalte da semana… Em tantos lugares, que este texto poderia ser só uma lista – o que reforça a minha nova antiga obsessão (considerando que tenho um ramo tatuado no braço esquerdo): a lavanda.
A Pantone afirmou que essa seria uma tendência bem antes de o rosa millennial surgir como referência para uma geração, lá em 2012, e muita gente achou que não ia pegar. Mas, pegou! O batom Lip Stain, na cor Burnt Sienna – um roxo pálido –, da Sephora, está entre os mais vendidos em 2018 da multimarcas. A procura por sombras e delineadores na nuance também cresceu. A Vult lança este mês três novos esmaltes arroxeados.
Não deu outra: cada vez mais marcas têm usado a alfazema como princípio ativo. Não poderia fazer mais sentido: em tempos de busca pela paz interior, suas propriedades relaxantes, calmantes e antibactericídas surgem como resgate holístico de um sentimento de conforto.
E o cheirinho de limpeza pode ser usado e sentido de várias maneiras. Pingo algumas gotas do óleo essencial de lavanda, da Weleda, no travesseiro para dar uma mãozinha nas noites de insônia. O Mon Guerlain, nova fragrância da Guerlain, tem como nota principal a lavanda Carla da Provença. E, como não há nada mais provençal, a L’Occitane possui uma linha completa para banho com o aroma. Ufa! Enfim, é hora de se divertir e dar um relax ao mesmo tempo!