Beleza

O spray que previne os cabelos brancos

De um lado, mulheres que assumem, orgulhosas, seus cabelos brancos. De outro, aquelas que se mantêm firmes na tintura, por mais desgastante que seja o processo, para continuar cobrindo frequentemente as madeixas grisalhas. Independentemente do lado em que você está, o mercado de beleza passa por uma revolução como lançamento do Phyto RE30, sérum da Phyto que promete repigmentar os fios brancos na raiz e postergar sua aparição – sem um pingo de tinta. Imagine um tratamento antissinais, só que para os cabelos.

“Com o avanço da idade (na maioria dos indivíduos, a partir dos 30 anos), ocorre uma diminuição da produção de melanina, a proteína responsável pela cor, além de uma redução da difusão dela no metabolismo capilar. Isso leva à despigmentação e ao aparecimento dos brancos e/ou grisalhos”, explica a coordenadora de educação científica da Phyto no Brasil, Letícia Roselli.

Durante seis anos, os laboratórios da marca francesa, em parceria com institutos nacionais de pesquisa, estudaram o alpha-MSH, hormônio que faz um papel essencial na pigmentação – ele ativa a síntese da melanina e sua transferência em direção ao cabelo propriamente dito. O desafio era então encontrar uma molécula que pudesse desempenhar a função desse hormônio. Entre 76 peptídeos sintetizados, foi escolhido o RE30, um derivado natural constituído por quatro aminoácidos específicos que ajudam a relançar a pigmentação original do fio durante o seu crescimento.

Em forma de sérum transparente aquoso, o produto tem fórmula 98% natural à base de extrato de tulipa púrpura, cuja ação antioxidante atua nas proteínas associadas à queratina para fortalecer o cabelo desde a raiz. A promessa: um boost de 39% na produção da melanina, resultando em 30% a menos de brancos já após três meses de uso.A condição é que o produto seja aplicado todos os dias, diretamente no couro cabeludo com os fios úmidos ou secos. A novidade já foi lançada este ano na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos e desembarca no Brasil ainda este semestre.

Novas tecnologias, como a realidade virtual, têm facilitado a ciência a enxergar e entender completamente o funcionamento da fibra capilar, assim como desenvolver pesquisas para reverter esse processo que era inevitável. Durante o Hair Summit, evento organizado pela L’Oréal em Paris no início de abril, uma das afirmações mais polêmicas foi a de que em 2050 praticamente não veremos mais fios grisalhos.

O mercado também tem avançado muito no desenvolvimento de produtos e tratamentos focados no envelhecimento do cabelo. Enquanto a pele fica mais frágil, seca e perde elasticidade, eles se tornam mais finos, fracos, sem vida e demoram a crescer. Em ambos os casos, os agentes são os temidos radicais livres, que provocam um processo de oxidação celular. “Essa reação faz com que o bulbo capilar se atrofie, causando uma queda em seu metabolismo. O cabelo perde proteínas e ceramidas”, diz Ana Karina Junqueira Bertin, médica tricologista de São Paulo.

Fatores externos, como radiação solar e poluição, e intrínsecos, caso da má alimentação e do estresse, contribuem para esse envelhecimento. “Adiar os sintomas é hoje o grande foco das pesquisas do setor”, fala a médica. Nos casos em que já há perda de massa capilar, ela prescreve técnicas de intradermoterapia ou laser com drug delivery de fatores de crescimento, que revertem a desacelaração do metabolismo do bulbo capilar.

Karla Assed, dermatologista do Rio de Janeiro, acrescenta os distúrbios hormonais entre os fatores de desordem capilar.“ Nesses casos, também usamos ativos com fator de crescimento, para fortificar e aumentar o volume”, acrescenta Karla. A prevenção também é chave: “Ter uma boa qualidade de sono, horários equilibrados, consumir aminoácidos e evitar doenças do couro cabeludo, como caspa e psoríase, desaceleram o processo de envelhecimento local”, diz a médica. Não importa o visual (e a cor) que fazem mais a sua cabeça, a ciência passa por uma revolução.

BORRIFADA PODEROSA
São indicadas oito pulverizadas diárias do Phyto RE30 no couro cabeludo para obter o resultado prometido: um boost na produção da melanina e 30% a menos de brancos após três meses de uso.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo