Beleza

Qual a rotina de skincare ideal para cada idade? Dermatologista ensina

A médica dermatologista Ana Carina Junqueira explica a importância de uma rotina de cuidados personalizada para cada idade e indica quais produtos usar em cada fase da vida

Cuidar da pele é uma expressão de autocuidado. E entender a importância de cultivar uma rotina de cuidados específica para cada fase da vida é crucial para manter a pele saudável e radiante. Afinal, assim como o restante do corpo, a pele também atravessa diferentes estágios ao longo dos anos, exigindo atenção e cuidados específicos.

Segundo a dermatologista Ana Carina Junqueira, alguns passos devem fazer parte da rotina de skincare por toda a vida. É o caso do protetor solar, pois previne o câncer de pele, manchas e sinais de envelhecimento.

Em todas as idades a pele deve ser limpa com sabonete líquido e demaquilante diariamente ao acordar e antes de dormir. “Além disso, ingerir no mínimo dois litros de água por dia e ter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, frutas e vegetais, e pobre em açúcares também contribui para a saúde da pele. Evitar o tabagismo é um hábito altamente recomendado, já que ele, além do prejuízo à saúde pulmonar, é responsável pela degradação de colágeno e fibras elásticas da pele, ocasionando muita flacidez e rugas, principalmente ao redor da boca, o famoso ‘código de barras'”, explica.

A seguir, Ana Carina ensina quais os cuidados essenciais com a pele em cada década da vida. Confira:

Dos 20 aos 30 anos
Nesta fase temos a pele com mais tendência a oleosidade, por isso apostamos em hidratantes oil free como gel, creme e séruns, além de ácidos para tratar poros e com efeito anti-acne, como os ácidos retinóicos.

Dos 30 aos 40 anos
Aqui, já iniciamos nossa perda de colágeno. Por isso, nessa fase já está indicado o uso de colágeno via oral, assim como procedimentos que estimulem a produção do colágeno, como hidroxiapatita de cálcio e ácido polilático. Além disso, cremes com antioxidantes como vitamina C em baixa concentração são indicados como prevenção.

Dos 40 aos 60 anos
Já temos importante perda de colágeno e fibras elásticas, além de um ressecamento maior da pele. Devemos apostar no hidratante a base de ácido hialurônico, no ácido retinóico, na vitamina C e nos procedimentos de estímulo de colágeno como bioestinualdores e ultrassom microfocado.

Após os 60 anos
Nesta idade, a pele está mais ressecada e mais frágil, sendo indicados hidratantes mais pesados, como aqueles que contenham glicerol, ceramidas, ácido hialurônico, DMAE etc, além de antioxidantes com alta concentração de vitamina C.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo