Beleza

Skip-care: novidade para acelerar a rotina de beleza com eficiência

Com uma nova geração de coreanas protestando contra os padrões estéticos inatingíveis impostos às asiáticas (sob a hashtag #EscapeTheCorset), o ritual dos 12 passos para cuidar do rosto passou a ser questionado na Coreia do Sul – não é raro que as mulheres de lá gastem duas horas entre preparo da pele e aplicação do make. Por aqui, alguns dermatologistas já levantam essa bandeira há algum tempo. “É uma rotina exagerada e difícil de ser aplicada no Brasil”, diz a dermatologista Claudia Marçal, de São Paulo.

Em contraponto aos 12 passos, surgiu o skip-care, um método que elimina excessos ao identificar os ingredientes essenciais para a pele – evitando produtos desnecessários. “Em vez de um cosmético para clarear, outro para hidratar, um terceiro para esfoliar e assim por diante, o skip-care sugere que você encontre produtos que tragam múltiplos benefícios e cubram diferentes necessidades”, explica o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo.

Para Claudia Marçal o primordial para a saúde e beleza da pele está na pirâmide de tratamento: higienização, hidratação e fotoproteção. Ela lembra que o anti-idade pode ser adicionado ao hidratante. Jardis Volpe concorda: “São três produtos essenciais para manter sua pele bem cuidada: um bom sabonete de limpeza, um creme ou sérum hidratante e o filtro solar. O protetor solar e o hidratante são os dois cosméticos antienvelhecimento mais eficazes e usá-los diariamente pode trazer uma diferença notável”. O médico considera que os produtos multifuncionais facilitam a rotina de skincare, oferecendo hidratação, antienvelhecimento e filtro solar em um só frasco. “Verifique, porém, se esse produto também oferece PPD, ou seja, a proteção contra os raios UVA”, diz ele.

“É importante ter expectativas realistas em relação aos cosméticos”, reforça Claudia Marçal. Uma forma de escolher o produto ideal é se perguntando: o que mais me incomoda em relação ao envelhecimento da pele? “Concentrando-se em uma preocupação, como rugas ou manchas escuras, você obterá os melhores resultados. Nenhum produto pode tratar tudo ao mesmo tempo”, afirma Jardis Volpe. Para acertar na escolha, procure a ajuda de um dermatologista. Por meio da avaliação individual, ele vai customizar o tratamento – a fim de que seja o melhor possível para você.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo