Beleza

Surgiu uma espinha? Veja o que fazer e quais produtos usar sem prejudicar a pele

A médica dermatologista Vivian Simões ensina a forma correta de lidar com espinhas no dia a dia e o que fazer para preveni-las

Temida, mas muito popular na adolescência, a acne pode acabar surgindo também na fase adulta. Segundo a dermatologista Vivian Simões, enquanto nos jovens essa condição é relativamente comum e é causada por um aumento da oleosidade, nos adultos a sua ocorrência é menor e geralmente são espinhas mais inflamadas na região do queixo e pescoço.

“Normalmente a acne tem uma condição causadora específica, uma delas é o estresse, mas também podem surgir por conta de ovários policísticos, alteração hormonal, uso de suplementos de vitamina B em excesso ou uso de cremes com alta oleosidade”, explica a especialista.

A seguir, a médica ensina como prevenir e o que fazer quando surgirem espinhas na fase adulta. E, sim, espremê-las em casa está fora de cogitação.

Como prevenir?

Para prevenir as espinhas é importante usar produtos de skincare adequados para o tipo de pele. Ter uma alimentação equilibrada e sono adequado é muito importante para a prevenção. “Além disso, em consultório utilizamos alguns ácidos para desobstruir os poros e também diminuir a oleosidade”, diz.

O que fazer quando surgir uma ou mais espinhas?
A regra número um é resistir à tentação de espremê-la. A dermatologista explica que ao espremê-las pode acontecer contaminação, por consequência, até infecção na lesão da acne. “Pode deixar marcas de cicatriz pelo machucado e também aumentar a inflamação, o que traz um aumento do tempo de recuperação da ferida”.

Aposte nos secativos
A médica orienta que a solução é “deixar a espinha em paz” e apostar em alguns produtos “secativos” à base de ácido salicílico, cuidar para não pegar sol e também utilizar protetor solar que diminui a oleosidade. “Dependendo do tipo de pele do paciente e do tipo de acne, mais ou menos inflamadas indico os cremes à base de ácido salicílico que tem como objetivo secar a lesão. Eles podem ser em forma de creme ou de adesivos se ativos”.

A seguir, confira produtos para ajudar no combate às espinhas:

Loção secativa de espinhas, Océane

Gel secativo para espinhas, Neutrogena

Sérum antiacne de ácido salicílico 2%, Sallve

Curativos absorventes para acne, Nexcare

Adesivo secativo para acne, Ricca

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo