Rússia é um país que possui uma gastronomia muito rica e entre seus pratos típicos está a sopa de beterraba russa, conhecida como borsch. Para entrar no clima do país nos próximos jogos da Copa do Mundo 2018, o chef Guga Rocha ensina a preparar o tradicional prato para acalentar o coração do torcedor que vibrará pela seleção de Tite.
O prato pode ser servido quente ou frio, mas a sugestão do chef é que seja servido em sua versão quente. “Já que estaremos no inverno, vamos aproveitar e tomar a Borscht quente. Se fecharmos os olhos, vai parecer que estamos lá!”, brinca.
Ingredientes:
300 gramas de músculo para fazer caldo
4 unidades de beterraba
4 unidades de cenoura cruas raladas
3 unidades de cebola cortadas em cubos pequenos
4 unidades de tomate cortados em cubos pequenos sem sementes
1/2 unidade de repolho picado bem fino
1 maço de endro
3 colheres de óleo vegetal
1 xícara de creme de leite (creme azedo)
Limão à gosto (creme azedo)
Sal à gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe o músculo na pressão com bastante água e pouco sal por 30 minutos. Reserve. Pode usar apenas o caldo ou o caldo e o músculo cozido e desfiado.
Cozinhe as beterrabas na pressão com 2 litros de água por 40 minutos. Separe o caldo e rale as beterrabas cozidas depois de frias.
Numa panela, refogue a cebola, adicione a cenoura e refogue até começar a soltar líquido. Acrescente o tomate e refogue até começar a desmanchar.
Caso opte por usar a carne, nesse momento a adicione e refogue.
Salgue a gosto e adicione o repolho, a beterraba e os caldos de beterraba e de carne. Cozinhe por mais 5 minutos e sirva.
Tempere o creme de leite com gotas de limão e bata bem com um garfo ou batedor de arame. Deixe por 30 min na geladeira para firmar.
Sirva a borscht com o creme azedo e o endro à parte para serem acrescentados à gosto por porção.