Gastronomia

Frango deve ou não deve ser lavado antes do cozimento?

A dúvida sobre lavar ou não o frango antes do cozimento é algo muito comum. E muitos preferem optar por lavar esse alimento, como tantos outros, para garantir que esteja limpo antes de colocar na panela.

Entretanto, especialistas alertam que alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois os micróbios presentes podem se espalhar pela pia, contaminando utensílios de cozinha e outros alimentos que estiverem por perto.

Essas bactérias podem causar doenças, em especial a Campylobacter. As infecções por essa bactéria são usualmente esporádicas, ocorrendo nos meses de verão e no início do outono, causadas pela ingestão de alimentos cozidos e manipulados inapropriadamente, com maior incidência relacionada ao consumo de frangos.

Entre os possíveis sintomas estão vômito, febre, dores abdominais, náuseas e diarreia. É ainda uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar. Esse microrganismo está presente não somente no frango, mas em outros tipos de carne, além de ovos, vegetais crus e leites não pasteurizados.

Alerta
Considerando os riscos, recentemente o Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) reiterou o alerta feito anteriormente por outras organizações de saúde. O principal motivo para a recomendação está na quantidade de frango ingerida pelos americanos, que cresce a cada ano.

“Não lave o frango cru! Lavá-lo pode espalhar os germes pela cozinha para outros alimentos e utensílios de cozinha”, dizia a mensagem.

Entretanto, o alerta publicado no Twitter recebeu comentários diversos, inclusive de pessoas que rejeitam a recomendação. Entre os argumentos de quem discorda está o fato de não confiar na higiene da embalagem e até críticas sobre o teor alarmista da orientação.

De qualquer forma, a entidade manteve o posicionamento e aconselhou que a melhor maneira de limpar uma ave é cozinhá-la bem. “Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha”, recomendou o órgão através da rede social.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo