Gastronomia

Os benefícios do limão na alimentação e saúde

Formada em Química e após trabalhar 24 anos no ramo, Conceição Trucom resolveu se dedicar ao estudo e benefícios de vários alimentos, entre eles, o limão. Uma das palestrantes do Festival Ilumina, em julho, ela explica sobre seu trabalho e a mágica dos ingredientes.

Marie Claire: Por que o limão é tão importante na saúde?
Conceição Trucom: Porque é o alimento com maior potencial de mineralização do metabolismo humano. Exatamente por isso que falarei dele no workshop que darei no Festival Ilumina, em julho, na Chapada dos Veadeiros [O Poder de Cura do Limão + Sobremesas Lácteas Vivas]. Uma vez bem acompanhado de alimentos frescos, maduros, da estação, quando estão com maior teor de água, vitaminas e minerais, os ácidos cítrico e málico contidos nesta fruta MEGA CONCENTRADA nestes ácidos orgânicos (de 5 a 7%), será um excelente facilitador da assimilação dos minerais formando citratos e malatos de cálcio, magnésio, manganês, boro, zinco, selênio e o que mais tiver naquele preparo alimentar. Como resultado, estes sais formados irão criar um ambiente alcalino, que é o ideal para a saúde plural, inclusive do sistema imune, respiratório, renal, digestivo e nervoso central.

MC: Como consumir o limão e qual sua frequência?
CT: Sempre bem acompanhado de alimentos do reino vegetal (alimentação baseada em plantas), idealmente maduras e frescas da estação. Ideal começar com 1 por dia e chegar até 3 diários. Mais que isso somente em protocolos específicos como oncológicos e a terapia do limão de 20 dias.

MC: Nesses anos estudando os alimentos, qual foi a maior surpresa boa que
teve?
CT: Não canso de ficar surpresa de o quanto as pessoas se sentem restringidas quando eliminam o açúcar. Ficam eternamente tentando encontrar um substituto, quando o que o organismo precisa é de condições alcalinizantes, jamais acidificantes, como as que os açúcares isolados impactam. E quando o hábito é transformado, tudo no corpo muda!

MC: E a pior surpresa?
CT: Que o mundo dos alimentos processados, industrializados siga tendo ibope. Que as pessoas sigam comprando os alimentos lotados de agrotóxicos, aditivos bizarros, mesmo diante de tanta informação preciosa sobre saúde, vitalidade e longevidade. Me lembra muito o Mito da Caverna de Platão… ainda tão atual, mesmo depois do sucesso que foi
a série Matrix.

MC: Qual o elemento-chave para se ter uma alimentação saudável?
CT: Estudar e conhecer o seu organismo. Mesmo dinâmicas boas não são ideais para todos. Se conectar com a Mãe Natureza, seus ciclos, seus ritmos, suas ofertas a cada estação do ano. Porque tudo isso deve ser transformado em informações de saúde, nutrição plural e cura. Alimentação baseada em plantas é a medicina mais moderna e que veio para ficar.
Mas é importante lembrar que tanto a produção como os preparos clamam pela ecosustentabilidade.

MC: Qual o principal erro que as pessoas cometem?
CT: Achar que “um dia” vão fazer algo pela sua saúde e qualidade de vida. Uma doença não começa no dia que se manifesta, mas anos e até décadas antes. Finalizo lembrando que a NORMOSE – doença do século – é uma atrofia do sentir: a si mesmo, os seres e reinos que nos cercam, o planeta.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo