Carnaval é tempo de festejar e, para alguns, isso pode incluir o consumo de bebidas alcóolicas. É nessas horas que, ao acordar de ressaca, aparece o seguinte pensamento: “treinar ou não treinar, eis a questão”. Mesmo que exercícios sejam ótimos para o nosso corpo, a resposta depende de uma série de fatores, começando pela quantidade de álcool ingerida.
A personal Juliana Oliveira explica: “Tudo depende de como a pessoa bebeu no dia anterior. Para quem bebeu excessivamente, o exercício não vai curar a ressaca, muito pelo contrário. Isso porque nós passamos por um processo de desidratação quando bebemos muito. No dia seguinte, é importante que a pessoa se recupere e beba bastante água.”
Por isso, se você passar do ponto na bebida, a melhor solução é permanecer em repouso. Isso porque, ao contrário do que se possa imaginar, os exercícios não são efetivos nesses casos. “O treino não vai reduzir os sintomas. Caso a pessoa tenha apenas bebido socialmente e esteja se sentindo bem, está liberado exercícios mais leves”, começa a personal.
“Levando em conta que o Carnaval é um momento de muita alegria, onde gastamos bastante energia nos divertindo e pulando, o ideal é fazer um exercício leve, como caminhada, andar de bicicleta, um alongamento. Exercícios ao ar livre são os mais indicados”, continua. Juliana deixa claro que, caso a pessoa tenha uma ressaca forte, ir à academia pode piorar.
“Chega a ser perigoso, principalmente pela desidratação que já mencionei anteriormente. O nosso corpo perde muita água. Fora que o álcool pode afetar a nossa função imunológica e interfere no desempenho. Sabe quando acordamos no outro dia sem conseguir pensar muito? É bom entendermos que esse é um momento de descanso, e não de exercícios físicos.”
A dica principal é: alimente-se bem. “Faça refeições bem equilibradas e consuma muitos vegetais, fibras. Nada de fast food, isso prejudica ainda mais a recuperação”, fala Juliana Oliveira. A ressaca pode durar entre 8h e 24h. Depois disso, a academia está liberada.
Juliana comenta que o ideal é buscar por uma vida saudável todos os dias, e não procurar os exercícios apenas em momentos específicos. “Os benefícios de fazer exercícios regularmente são muitos, um deles é o aumento da longevidade. De fato, é isso que as pessoas querem: aumentar o tempo de vida. A disposição também cresce 100%, até a postura e a coordenação melhoram”, finaliza.