Quando o tempo vira, a certeza de chuva faz você pensar duas vezes na hora de escolher o look para o dia. Chuva significa que você precisa de um sapato mais resistente, uma roupa que cubra bem o corpo e que seja quentinha, porque é certeza também que a temperatura vai cair um pouco mais. Sim, montar um look para dias chuvosos nem sempre é fácil, e a probabilidade de você deixar o estilo de lado é grande. O que fazer, então?
Calma. Nessas horas, nós montamos uma galeria com ideias de looks para dias de chuva que podem ajudar você nessa tarefa. Não necessariamente você precisa abrir mão do seu estilo pessoal para ficar protegida da água – ainda mais se você precisa lidar muito com ela durante o dia, na hora de usar o transporte público e se locomover de um lugar para o outro.
O guarda-chuva é um acessório essencial. Nem precisamos comentar sobre isso, mas talvez você não tenha pensado que uma boa bota deva ser a base para a sua prodção. Uma dica é pensar os seus looks de baixo para cima, ou seja, começando pelos sapatos e subindo até a parte de cima do corpo. Com uma bota que aguente o tranco da chuva em mãos, hora de ir para a próxima etapa.
Priorizar um bom casaco corta-vento também é uma boa opção, já que nem sempre o guarda-chuva cumpre 100% a tarefa de deixar você sequinha para o dia. O trench coat anda muito em alta ultimamente, e você pode usá-lo como a terceira peça para arrematar de uma vez o look.
Falando em vento, é bem capaz de você ficar com as pernas molhadas, se andar por aí em dias de chuva. Por isso, priorizar uma calça é uma boa ideia. Pense em um modelo que case bem com a bota que você escolheu – e se ela fica mais legal totalmente à mostra ou escondida por uma parte da calça.
Os modelos de cano alto costumam ser queridinhos para essas ocasiões, e são muito bem combinados com calças skinny, leggings e até shorts ou saias, desde que combinados com meia-calça por baixo.
Falando em comprimento, as pantacourts podem ser uma ideia se você não quer nem sonhar em sujar a barra da calça, e prefere os tênis às botas. Mas, aqui, também vale a ideia de reforçar a produção com uma meia para não passar frio!
Na parte de cima, varia de acordo com o seu estilo e a temperatura do dia. Cachecóis pode ser úteis para manter o cabelo seco (basta escondê-lo embaixo da peça) e ainda quebram um galho se você saiu sem chuva, mas voltou quando estava chovendo. Uma malha grossa também funciona bem por baixo de um corta-vento, assim como moletons com capuz (que também ajudam muito nos momentos meio despreparados!).
No mais, vale a pena checar a temperatura para não ser pega de surpresa e tentar pensar no look com um pouco de antecedência! Isso evita que você esqueça de se proteger ao sair correndo, pegando a primeira roupa do armário!