O stress parece estar relacionado de forma indissociável da nossa rotina. Perguntar se ele causa acne, por exemplo, mostra que até mesmo o momento de cuidado com a pele está permeado de questões que podem nos tirar de um estado zen. A má notícia é: pode sim existir conexão entre a acne e o stress.
Isso acontece porque ele pode ativar glândulas e, assim, fazer a pele produzir mais oleosidade. “O stress faz com que seu corpo produza hormônios como o cortisol, que faz com que as glândulas produzam mais óleo”, explicou a dermatologista Margarita Lolis à Byrdie. De acordo com a fundadora e diretora do Capital Laser and Skin Care, Elizabeth Tanzi, o problema pode ir além da acne, e ela conta em seu site: “o cortisol inflama a pele, causa acne, inchaço e círculos escuros sob os olhos.”
Ou seja, aquele combo que você vê em dias estressantes pode causar um efeito cíclico. “Quando o cortisol é liberado, nossa produção natural de ácido hialurônico é diminuída, fazendo com que fique difícil que nossa pele se mantenha hidratada. É como se nossa pele perdesse a habilidade de se proteger”, finaliza Margarita.
A única saída é ir ao centro da questão e lidar com o stress. A meditação, cita Elizabeth, assim como a aplicação de técnicas de mindfullness e o entendimento de quais são os gatilhos de stress no seu dia a dia podem ajudar — além dos produtos recomendados por dermatologistas e dicas já estabelecidas, como um sono de qualidade, tempo para o autocuidado e a prática de exercícios físicos.
Mais importante que isso é também cuidar da própria pele sem desespero: alguns movimentos e iniciativas já tentam acabar com a visão estigmatizada da acne — como esse fotógrafo que faz retratos para estimular a autoaceitação. E isso não apenas para evitar a acne e seu ciclo de stress, mas para que o momento de autocuidados seja realmente de cuidados, e que contribuía para melhorar a qualidade de vida e a autoestima.