Moda

Valentino anuncia Alessandro Michele à frente da marca

Michele será o sucessor de Pierpaolo Piccioli na direção criativa da casa e sua coleção de estreia será o verão 2025

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (28), menos de uma semana depois de Pierpaolo Piccioli deixar o posto de diretor criativo da casa de moda italiana.

“É uma honra incrível. Sinto a imensa alegria e a enorme responsabilidade de ingressar em uma maison de couture que tem a palavra ‘beleza’ gravada em uma história coletiva feita de elegância distinta, refinamento e extrema graça”, diz o estilista em comunicado.

A nomeação de Michele encerra 14 meses de especulações sobre onde ele ressurgiria após sua saída da Gucci, em novembro de 2022. O designer romano ingressa na grife estabelecida também na cidade na próxima terça-feira (2). Sua coleção de estreia será o verão 2025 — que deve ser apresentado em setembro, na semana de moda de Paris.

Após uma passagem como designer sênior de acessórios na Fendi, o estilista ingressou na Gucci em 2002. Quase dez anos depois, foi nomeado assistente da então diretora criativa Frida Giannini. Sob o comando de Frida teve responsabilidade direta sobre os artigos de couro, sapatos e joias. Em 2014, assumiu a responsabilidade adicional de diretor criativo da Richard Ginori, marca de porcelana adquirida pela Gucci em 2013. A direção da criativa da marca chegou, finalmente, em janeiro de 2015. Na posição, ele reinventou a Gucci com uma estética andrógina e perfume vintage.

Piccioli, por sua vez, ficou 25 anos na Valentino, sendo os últimos oito em voo solo à frente da direção criativa da casa (posto que ele já dividia com Maria Grazia Chiuri desde 2008). Ao longo dos anos, ficou conhecido por seu trabalho ímpar com cores, como um dos melhores coloristas da moda atual, introduzindo volumes dramáticos e cores ousadas — como o Pink PP.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo