Moda

Vampire’s Wife: a grife de Susie Cave, mulher de Nick Cave, que conquistou cool girls

Uma das cenas mais impactantes de Drácula, na primeira grande adaptação do romance para o cinema, de 1931, é a que introduz a imagem do vampiro ao público: em interpretação marcante, o ator Bela Lugosi desce altivo uma longa escadaria a passos lentos, mas tão assertivos que parecem alterar a atmosfera do lugar. Dá para dizer que é dessa mesma forma, com o que se chama de uma grande entrada, que surgem as mulheres do crescente grupo de adeptas da The Vampire’s Wife – ao menos, é essa a intenção da ex-modelo britânica Susie Cave ao conceber as peças da grife que fundou há três anos. “Quero que minhas criações irradiem uma aura, que carreguem seu próprio mood. É arrepiante ver o que acontece quando uma mulher usa um de meus vestidos. Há uma mudança no clima”, conta à Vogue.

Os pingentes da collab com a joalheria Annoushka, inspirados por músicas do marido, o cantor Nick Cave (Foto: Maciek Pozoga/ Vogue Us, Polly Borland/ Vogue Uk e Divulgação)

Susie pegou emprestado o nome da marca de um livro (não publicado) do marido, o cantor Nick Cave. Longe de viver à sombra dele, ela explica que a escolha contém uma feliz intertextualidade da própria obra, na qual a musa aparece como fonte de energia para o criador. “E sabe que isso funciona em mão dupla? Nick também é fonte de inspiração para mim. Nos apoiamos, nos inspiramos, nos alimentamos. Canibalizamos um ao outro de maneira positiva”, explica.

De arrepiar (Foto: Maciek Pozoga/ Vogue Us, Polly Borland/ Vogue Uk e Divulgação)

Susie não quer reinventar a moda, mas resgatar, de um ponto de vista pessoal, elementos que traduzem em roupas a força da mulher nos dias de hoje. Por essa razão, cria peças com total ênfase na silhueta feminina. O vestido Falconetti, seu maior hit, tem shape old fashioned, com modelagem ajustada ao busto e à cintura, comprimento mídi e babados nas mangas e na barra. Vem confeccionado em tons preciosos, como verde-esmeralda de chiffon de seda metalizado, ou ainda em tecidos cujos motivos decorativistas comunicam uma riqueza de outrora, como o jacquard. “Há uma sensualidade melancólica neles. Minhas peças remetem a uma época que passou, na qual as mulheres podia mamar a si mesmas, suas formas físicas e seu erotismo sem sucumbir à ironia. As mulheres têm um poder nato, não são vítimas.”

Antes de casar-se com Nick (a bordo de um vestido da amiga Bella Freud e tendo o chapeleiro Philip Treacy como padrinho) e adotar o sobrenome Cave, em 1999, ela era Susie Bick, uma garota de Cheshire que ingressou aos 15 anos na carreira de modelo. Com os cabelos negros e a pele branca como mármore, se consolidou como uma das favoritas do fotógrafo David Bailey e posou ainda para nomes como Guy Bourdin, Steven Meisel e Nick Knight (é ela uma das modelos que aparecem nuas no filme Prêt-à-Porter, de Robert Altman, lançado em 1994). “Amava a profissão, pois amava roupas. Logo entendi o que fica bom e o que não funciona para uma mulher.”

A The Vampire’s Wife ajudou Susie a lidar com a tragédia que acometeu sua família: em 2015, quando a grife estava começando, um dos gêmeos do casal, Arthur, morreu ao cair de um penhasco. “Ter algo para fazer que fosse fisicamente exigente levou-me temporariamente a não pensar em mais nada”, comentou na época. À venda no e-commerce próprio (thevampireswife.com) e na multimarcas Liberty, em Londres, a grife recentemente expandiu o rol de produtos para bolsas, com o modelo Sacred Heart, e lançou em colaboração com a joalheria Annoushka uma leva de charms inspirados nas composições de Nick (o sucesso “Red Right Hand” está lá, na forma de pingente coberto por ouro e rubis). “Nós amávamos a ideia de fazer algo divertido e subversivo com joias”, ela diz, revelando o envolvimento total de Nick, que desenhou os protótipos ao longo dos últimos dez anos.

€ 420 (Foto: Maciek Pozoga/ Vogue Us, Polly Borland/ Vogue Uk e Divulgação)

A marca ainda não tem planos de desembarcar no Brasil, mas pode ser que vejamos Susie em solo nacional: Nick tem passagem marcada para o País este mês, como parte de uma aguardada turnê sul-americana. “Faz muito tempo que ele esteve aí pela última vez. Não gostaria de perder isso por nada.” Mal podemos esperar!

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo