Esfoliação pode ser uma ótima dica para quem está precisando deixar a pele limpa, pois o procedimento remove as células mortas do rosto. Mas é preciso muito cuidado na hora realizar a esfoliação. Se feita errada, pode levar a resultados negativos, como a vermelhidão. Para evitar erros, veja 10 dicas para seguir.
Esfoliação funciona para pele seca?
Nem sempre, pois a pele ressecada pode impedir que o hidratante penetre na pele com êxito. Além disso, o óleo pode ficar “parado” no rosto, causando inchaços semelhantes à espinhas. Opte por esfoliantes não tão agressivos, que possuam vitamina B5. Logo após a esfoliação, use um hidratante a cada dois ou três dias.
É danosa para a pele oleosa?
Evite esfoliantes que são ativados com atrito, pois pode resultar em acne. Opte por um esfoliante químico e uma lavagem de rosto feita com hidroxiácidos como glicólico ou salicílico. Estes removem a sujeira e penetram melhor.
Como realizar a esfoliação na pele sensível?
Realizar o procedimento com um esfoliante mais suave é uma escolha boa. Aqueles à base de enzimas de frutas ou plantas, se utilizados duas vezes por semana, podem purificar sua pele com cuidado.
Pele mista: como esfoliar?
Zona T oleosa e bochechas secas podem ser esfoliados com bicarbonato de sódio. Adicione um pouco de água a bicarbonato para uma esfoliação mais forte (perfeito para a zona T). Acrescente mais água para uma esfoliação suave (ideal para as bochechas). Faça isso duas ou três vezes por semana.
Devo evitar a região dos olhos?
Alguns esfoliantes que contém retinol são feitos especificamente para o delicado tecido. Sempre verifique o rótulo para ter certeza de que é seguro para os seus olhos.